top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

WAAS: modelo de negócios gera grande economia de água para empresas

Atualizado: 16 de mai.


Sistema de abastecimento de água com poço artesiano e ETA com osmose reversa para a Zoetis, indústria veterinária e farmacêutica, em Campinas-SP. Fonte: NeoWater.
Sistema WAAS de abastecimento de água com osmose reversa para a Zoetis, indústria veterinária e farmacêutica, em Campinas-SP. A economia de água foi de 43%.

O modelo de negócios WAAS é uma solução ideal para empresas e indústrias que querem economizar na conta de água, se tornar mais sustentáveis ou ter autonomia e eficiência no abastecimento de água, através de captação e tratamento de água e esgoto próprios.


WAAS significa “Water as a Service” (em português, “água como serviço”). Trata-se de um modelo inovador no qual uma empresa de saneamento projeta, constrói, opera e mantém um sistema de abastecimento completo e customizado para um cliente, fornecendo autossuficiência hídrica em sua própria planta.


A modalidade é ofertada pela NeoWater, que atua como uma concessionária particular de água. Ela é indicada para qualquer empreendimento que consome muita água e/ou que tem necessidade de possuir sistemas de tratamento de água e efluentes onsite, como indústrias, galpões logísticos, shoppings, hotéis, data centers, hospitais, universidades etc.


Através do WAAS, o seu negócio pode também se tornar mais sustentável no uso da água sem que você precise fazer qualquer investimento ou se preocupar com a complexa operação de um sistema alternativo de abastecimento. Outra clara vantagem é a proteção contra escassez e crises hídricas.


Parece bom demais para ser verdade? Nós explicamos. Entenda como funciona o WAAS e conheça todos os benefícios dessa solução para sua empresa:


Como funciona o WAAS?


O WAAS é um modelo no qual uma empresa de saneamento usa recursos próprios para desenvolver ou construir um sistema e operá-lo para um cliente mediante um contrato.


Esse é um fenômeno bastante consolidado em alguns setores, como o de software. A solução “SaaS” (“Software as a Service”), por exemplo, é uma forma comum de comercialização de software na qual o fornecedor se responsabiliza pelo desenvolvimento e a estrutura necessária para a disponibilização do sistema, enquanto o cliente o utiliza pagando um valor pelo serviço.


O WAAS funciona de maneira similar, com a diferença de que a água – da captação ao tratamento e distribuição – é o serviço comercializado.



Esse modelo é especialmente interessante no setor de saneamento, porque permite que as empresas evitem a má qualidade do serviço das concessionárias, bem como os investimentos arriscados - que podem chegar à casa dos milhões - em sistemas de captação e tratamento alternativos.


Por exemplo, a perfuração de poços artesianos para abastecimento é uma opção interessante, mas a qualidade da água e a vazão resultantes não são garantidas e podem ser insuficientes para atender seu empreendimento, ou ainda ter um custo-benefício ruim, tornando-se inviável.


Além disso, as licenças ambientais para perfuração e tratamento de água onsite podem ser complexas. Tudo isso pode levar a altos investimentos sem o retorno esperado, ou seja, água na quantidade e qualidade que você precisa.


Mesmo que consiga captar essa água, a operação de sistemas de abastecimento alternativos exige pessoal especializado e implica em custos e responsabilidades sanitárias e ambientais.


Com o WAAS, no entanto, é a Neowater que cuida de tudo - não só dos investimentos necessários para a implantação e operação do sistema, mas também das obrigações legais e de quaisquer manutenções necessárias, tanto preventivas quanto emergenciais.


Outro grande benefício do WAAS é se tratar de uma solução exclusiva e personalizada, ou seja, feita sob medida para atender as necessidades específicas de um empreendimento.


As soluções implantadas variam e podem incluir poços artesianos de alto desempenho, captação de água da chuva, estações de tratamento de água, estações de tratamento de efluentes, reuso e muito mais – em resumo, tudo o que for necessário para entregar água com a qualidade e a segurança desejadas.



Quais são as etapas do WAAS?


O modelo WAAS funciona por contrato, de forma semelhante ao modelo BOT ("Build, Operate, Transfer"). O cliente não precisa investir na aquisição, implementação, operação ou manutenção de um sistema alternativo de abastecimento, apenas pagar um valor fixo pelo serviço prestado pela concessionária de saneamento particular.


Esse valor – geralmente, uma tarifa mensal por metro cúbico pré-estabelecida - fica normalmente abaixo do praticado pelas concessionárias, tanto públicas quanto privadas. Isso significa que sua economia na conta de água é garantida.


O contrato WAAS tem três etapas principais: implementação, operação e transferência.


Na primeira etapa, a NeoWater realiza um estudo técnico de viabilidade, que inclui levantamento hidrogeológico, mapeamento de balanço hídrico e projeto estrutural.


Esses dados geram uma proposta exclusiva de sistema de abastecimento, com as soluções mais adequadas para o cliente. Por exemplo, a NeoWater tem clientes que fazem uso de sistema de tratamento com osmose reversa, outros com captação de água da chuva para reuso, outros com dois poços artesianos etc.


Ainda durante a implementação, a NeoWater se encarrega da obtenção de todos os documentos legais, aquisição dos equipamentos e construção e instalação das soluções.


Na etapa de operação, a NeoWater fica responsável pelo acompanhamento e gestão inteligente de todo o sistema, o que inclui monitoramento via IoT 24 horas por dia e visitas técnicas de profissionais qualificados, como engenheiros, geólogos e químicos. Essa tela de monitoramento e seus avisos mais importantes - como o nível de água - também fica disponível para o cliente em seu celular ou desktop.


É também de responsabilidade da NeoWater realizar análises periódicas da qualidade da água de acordo com a legislação, além de quaisquer manutenções preventivas e emergenciais, com garantia total de funcionamento do sistema.


A última etapa, ao final do contrato, é a transferência sem qualquer custo adicional de todo o sistema de abastecimento ao cliente. Caso você não deseje operar o seu sistema por conta própria, pode optar por renovar o contrato.


Os beneficiários mais comuns do modelo WAAS são indústrias, empresas de médio e grande porte, hotéis, shoppings, prédios corporativos, universidades, galpões, hospitais e produtores agrícolas, entre outros grandes consumidores de água.



Principais vantagens do WAAS


Alguns dos maiores benefícios do WAAS são:

  • Ausência de risco – o pagamento só ocorre depois que o sistema for implantado e estiver funcionando adequadamente, e enquanto houver prestação do serviço na qualidade acordada. Além disso, a responsabilidade legal pelo sistema é da NeoWater.

  • Economia imediata na conta de água – o valor pago à NeoWater, desde o primeiro mês, é sempre inferior ao seu gasto atual.

  • CAPEX zero e OPEX negativo – não é preciso investir nada na implantação das soluções. Além disso, a NeoWater é responsável pelos custos de operação e manutenção preventiva e emergencial, incluindo reposição de materiais, equipamentos e mão-de-obra.

  • Autonomia e segurança operacional – você não fica mais sujeito a crises hídricas e racionamentos, nem corre o risco de ficar sem água, aumentando a segurança operacional de seu negócio.

  • Previsibilidade de orçamento – o contrato não sofre alterações como as resoluções tarifárias das concessionárias. Além disso, uma vez que sequer há risco de gastos imprevistos com manutenção, é possível ter um melhor controle orçamentário.

  • Inovação – esse modelo de negócios oferece soluções e infraestruturas inovadoras, muito superiores às disponíveis através das concessionárias. Além disso, é uma chance de obter a melhor tecnologia para o seu negócio sem ter que arcar com seus altos custos.

  • Gestão inteligente – a NeoWater faz a gestão inteligente do sistema e oferece relatórios em tempo real sem qualquer custo adicional. Através de sensoriamento, automação e tecnologia IoT, o sistema de abastecimento é acompanhado 24 horas por dia, de forma que você pode focar seus esforços no seu core business com mais tranquilidade.


Por fim, mas não menos importante, há um benefício indireto de optar por um modelo como o WAAS: as soluções são implementadas e operadas pela mesma empresa. Isso significa que não há conflito de interesses entre quem vende e quem opera o sistema.


Uma vez que se trata de um contrato por serviço, a receita da NeoWater depende da continuidade operacional.


Logo, é de grande interesse da empresa implementar o sistema mais adequado e eficaz possível, bem como operá-lo da melhor maneira, o que significa uso de tecnologia inovadora, mão de obra qualificada e material de qualidade.

Quer ter um sistema de abastecimento personalizado na sua empresa? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a se tornar autossuficiente com economia e sustentabilidade.

Comments


FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page