top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Captação de água da chuva para empresas: como funciona

Atualizado: 20 de set. de 2022

O reaproveitamento de água da chuva é uma prática sustentável que evita o desperdício e pode levar a uma grande economia na conta de água da sua empresa. Saiba como funciona


Captação de água da chuva para empresas

O reuso de água é uma prática sustentável que evita o desperdício e pode levar a uma economia significativa na conta de água de uma empresa.


Uma das maneiras de fazer isso é através da captação de água da chuva, ou seja, detendo determinado volume de chuva que cai sobre superfícies, geralmente telhados, e armazenando-o para uso posterior.


Embora essa água não seja potável, pode ser utilizada para diversos outros fins, como descargas sanitárias, limpezas de galpões e áreas externas, fontes e espelhos d’água, irrigação de plantas e jardins, sistemas de aquecimento e resfriamento, lavagem de frota, combate ao fogo e muito mais.


Conheça os maiores benefícios da captação de água da chuva e saiba como ter esse tipo de reaproveitamento de água em sua empresa:


Vantagens da captação de água da chuva


As maiores vantagens deste tipo de reutilização da água são economia, sustentabilidade e proteção contra crises e racionamentos.


Muitas vezes, a água potável, um recurso caro e escasso, é utilizada para limpeza de chão e outras finalidades para as quais poderia ser poupada.


Com um sistema de captação de água da chuva, você economiza esse bem precioso, já que possui uma reserva específica para fins não potáveis. Isso pode diminuir muito sua conta.


Essa atitude também é muito mais sustentável do que utilizar água tratada em abundância, contribuindo para sua escassez.


Há ainda a vantagem dessa reserva de água ficar dentro de sua empresa, o que significa que não há desperdício no transporte, outro ponto importante para a sustentabilidade.


Por fim, ter essa reserva também é uma proteção em momentos de crise hídrica, como o atual. Em caso de racionamento, você pode maximizar o uso da água potável para aquilo que mais interessa, e usar água da chuva para outros fins.


Vale dizer ainda que o armazenamento de água da chuva contribui para evitar enchentes.


No caso de chuvas fortes, especialmente em cidades grandes ou regiões mais povoadas, um volume considerável deixa de escoar pelas ruas e sistemas de drenagem, o que pode ajudar a impedir inundações.


Como ter captação da água de chuva em sua empresa


O primeiro passo é entender se esse modelo de reutilização de água é o ideal para seu empreendimento, seja ele um prédio, um galpão ou outro tipo. Quanta água não potável você utiliza? Fazer um balanço hídrico é muito importante nessa etapa.


No caso de grandes consumidores de água, outras soluções podem ser mais interessantes que a água da chuva, ou até utilizadas em conjunto, como o reuso de água obtido através de uma estação de tratamento de efluentes (ETE) compacta.


Outros pontos a serem considerados são a área de telhado disponível para essa captação, já que é normalmente por essa via que se faz a coleta da água, bem como o histórico do índice pluviométrico da região.


Usando essas informações, inclusive, é possível dimensionar corretamente o tamanho do sistema de captação e armazenamento da água.


Caso ter esse sistema seja uma boa ideia, é preciso projetá-lo de acordo com as regulamentações da norma técnica brasileira NBR 15527, que explicita os requisitos para aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas.


Qualquer empresa pode ter um sistema para reaproveitar água da chuva, mas precisa seguir essas normas para garantir a qualidade da água, uma vez que ela pode conter sujeiras e outros contaminantes.


Por exemplo, a norma dita que a água não pode ser captada do chão, para evitar contaminação pesada por metais, óleos e outros.


Quanto aos materiais, o ideal é escolher aqueles com alta resistência, como polietileno. Se a capacidade de armazenamento dos reservatórios escolhidos não for suficiente, é possível instalar tanques em série, por exemplo.


A vazão, área e volume do sistema devem ser planejados por profissionais competentes, bem como o melhor local para instalar o projeto.


Como funciona a captação da água de chuva


Os componentes do sistema de captação da água da chuva podem mudar conforme o projeto, mas ele geralmente envolve calhas, condutores, filtros, reservatórios e bombas.


Quando chove, a água percorre as calhas e é enviada a um pré-filtro que remove sujeiras maiores, como folhas e galhos. Depois, chega ao reservatório, onde passa por um filtro de cloração, uma vez que o cloro é uma substância capaz de matar bactérias e outros microrganismos potencialmente contaminantes.


A água armazenada precisa ser protegida do contato com animais, luz solar e calor, entre outros fatores. Ela pode ser retirada do reservatório com a ajuda de uma bomba.


Já a água não utilizada pode ser descartada no sistema público, se não houver risco de contaminação. O sistema deve ser totalmente independente de qualquer abastecimento de água potável, seja um sistema próprio ou de uma concessionária de saneamento.


Cuidados com o sistema de captação de água da chuva


Ter um sistema de captação de água da chuva é só o primeiro passo; ele exige limpeza e manutenção constantes para garantir bom funcionamento e qualidade.


A norma da ABNT recomenda, por exemplo, inspeção mensal e limpeza trimestral no dispositivo que faz o descarte de detritos (o pré-filtro).


O dispositivo que faz o descarte do escoamento inicial (os primeiros dois milímetros de água da chuva coletados), o dispositivo de desinfecção (cloração) e a bomba precisam de limpeza e manutenção mensal.


Já as calhas e seus condutores precisam de manutenção semestral, enquanto o reservatório precisa de limpeza e desinfecção anual.


Tudo isso precisa seguir os parâmetros estabelecidos pela NBR 15527, por segurança. Por exemplo, a limpeza deve ser feita sem produtos nocivos à saúde humana.


É por isso que não é só o projeto e a instalação que devem ser feitos por profissionais competentes, mas também a inspeção e manutenção do sistema.


Procurando soluções sustentáveis para sua empresa?


Se você está em busca de soluções que tragam mais sustentabilidade, como reuso de água chuva e de águas cinzas, ou mesmo autossuficiência em água para sua empresa, com fontes alternativas variadas que atendam completamente sua demanda, pode optar por um modelo de negócios chamado WAAS ("water as a service”).


O WAAS é ideal para grandes consumidores de água que querem economizar na conta, se tornar mais sustentáveis e aumentar a segurança hídrica de seus negócios.


Esse modelo é implantado por uma concessionária de saneamento particular, a NeoWater, responsável por projetar, operar e manter um sistema de abastecimento com diferentes soluções personalizadas para sua empresa, incluindo água da chuva, estações de tratamento de efluentes, monitoramento IoT e outras medidas sustentáveis.



Para isso, não é necessário fazer nenhum investimento. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.

Quer saber mais sobre o WAAS? Clique aqui ou entre em contato conosco! Nossa equipe pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável e autossuficiente em água!

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page