Buscar
  • NeoWater

7 ideias para se tornar uma empresa ambientalmente sustentável

Atualizado: 21 de fev.

Saiba o que é sustentabilidade ambiental no contexto empresarial e conheça diversas práticas realmente sustentáveis que você pode adotar no seu negócio


Saiba como aplicar sustentabilidade ambiental na sua empresa

Se você possui ou gerencia um negócio, provavelmente já sabe da importância de ser sustentável nos dias de hoje.


Não é só uma questão ambiental, mas principalmente econômica.


Além de proteger os ecossistemas e os recursos naturais dos quais as empresas tanto precisam, a sustentabilidade representa uma vantagem comercial importante ao promover a redução de custos, a otimização de processos e a valorização da imagem de uma companhia.


Saiba o que é sustentabilidade ambiental e confira alguns exemplos de práticas realmente sustentáveis que você pode adotar no seu negócio:


O que é sustentabilidade ambiental nas empresas?


Sustentabilidade ambiental é o conjunto de ações e políticas sustentáveis que uma empresa pode adotar a fim de minimizar o seu impacto no meio ambiente.


Todo e qualquer empreendimento impacta na natureza, uma vez que consome água e energia em quantidade muito superior a uma residência, por exemplo, bem como utiliza outros recursos naturais em sua produção, além de gerar muito lixo.


Enquanto todos nós precisamos fazer a nossa parte, as empresas possuem um papel importante e podem fazer uma diferença enorme para garantir a perpetuação dos ecossistemas e dos recursos essenciais à vida.


Além de serem benéficas para a sociedade como um todo, as ações sustentáveis também podem levar diretamente ao crescimento e desenvolvimento dos negócios.


Mas, para isso, é preciso sair do campo do marketing e colocar em prática as soluções mais interessantes para sua empresa, nos âmbitos ambiental e econômico.


Hoje em dia, é fácil acompanhar as atitudes das companhias e perceber quando uma marca aposta muito mais em propaganda do que em ações concretas.


A sustentabilidade não deve ser um discurso ou uma prática isolada. O ideal é que seja parte da política de sua empresa, ou seja, parte de seus propósitos, de seus processos e de sua rotina.


Mas como inserir a sustentabilidade ambiental no seu negócio?


7 maneiras de tornar o seu negócio ambientalmente sustentável


Você provavelmente já encontrou dicas valiosas de sustentabilidade na internet, como abolir o uso de copos descartáveis.


De fato, pequenas ações podem significar um grande passo. Se quiser ir mais longe, no entanto, existem diversas soluções relevantes que a sua empresa pode implementar para fazer a diferença no bolso e no meio ambiente.


Veja alguns exemplos de práticas que você pode adotar para tornar o seu negócio mais sustentável:


1 – Água de reuso


Toda empresa precisa de água. Passar por uma crise com escassez e alta nos preços pode representar um prejuízo enorme.


Logo, o consumo racional desse recurso essencial deve ser prioridade para o seu negócio.

Reutilizar água é uma prática extremamente sustentável capaz de


  • gerar uma grande economia na conta de água;

  • criar uma reserva que oferece maior segurança operacional;

  • ajudar a preservar esse recurso essencial e finito.


Existem diferentes formas de implementar o reuso. A captação de água de chuva é talvez mais conhecida, mas, para empresas, pode valer mais a pena ter uma estação de tratamento de efluentes (ETE) para tratar o próprio esgoto e gerar água de reuso dentro da empresa.


Essa é uma solução incrivelmente eficaz e ambientalmente bem-vista. Saiba mais como ter uma ETE compacta em sua empresa aqui.


2 – Energia renovável


Da mesma forma que a água, o consumo consciente de energia é essencial aos negócios.


O uso de equipamentos que consomem menos energia, com selos de eficiência energética, é sempre uma boa ideia, mas a melhor maneira de economizar e se tornar mais sustentável é através da adoção de energia renovável.


A implementação de energia solar via painel fotovoltaico, por exemplo, é uma prática que se tem tornado cada vez mais frequente nas empresas. Além do excelente custo-benefício, ajuda na redução da emissão de gases do efeito estufa.



3 – Otimização na fabricação de produtos


Quer melhor forma de aplicar a sustentabilidade do que criar produtos mais duráveis? Ou usar embalagens ambientalmente amigáveis? Ou criar sistemas de logística reversa, evitando que determinados produtos sejam descartados na natureza?


Todas essas ideias agregam valor ao produto e tornam a empresa mais sustentável.


4 - Gestão de lixo e reciclagem


Os resíduos da produção de toda empresa precisam, é claro, ser descartados adequadamente, respeitando as leis ambientais necessárias.


Já a reciclagem é essencial para uma boa gestão de resíduos, permitindo reduzir o consumo de matérias-primas, energia e água.


5 - Respeito à legislação ambiental


Além da questão do lixo, a legislação ambiental brasileira é muito ampla e exige que as empresas estejam preparadas para obedecer a uma série de diretrizes a fim de diminuir seu impacto na natureza.


Confira aqui algumas das principais leis para as quais sua empresa deve estar atenta. Não as cumprir pode sair mais caro do que ser ambientalmente correto, uma vez que o preço a se pagar pela poluição tem se tornado cada vez mais alto.


6 - Projetos de conscientização e política “lixo zero”


Conscientizar colaboradores, fornecedores e clientes sobre a importância da sustentabilidade pode gerar excelentes resultados.


Por exemplo, projetos de educação ambiental internos podem fazer com que os funcionários desperdicem menos água, levando a uma redução no consumo geral.


É importante também ter um canal aberto de comunicação com o público, sendo transparente sobre as ações da empresa em direção a uma maior sustentabilidade ambiental.


Por fim, implementar uma política de “lixo zero” pode ser interessante.


Enquanto eliminar totalmente o uso de materiais descartáveis pode se revelar um desafio em algumas áreas, para criar uma postura ativa entre os colaboradores, sua empresa pode fornecer um kit com talheres reutilizáveis, canudo de aço reutilizável, guardanapos de pano, copos retráteis e outros itens que podem ser facilmente guardados em um estojo, na bolsa ou na gaveta de uma mesa.


7 - Usar a sustentabilidade como métrica


Na hora de realizar avaliação do desempenho da empresa, seja dos processos, dos colaboradores ou dos gestores, é importante incluir a sustentabilidade como uma métrica.


Pense em um departamento da empresa que ficou para trás, ou seja, não adotou boas práticas internas, não reduziu o seu consumo de recursos essenciais, não implementou soluções sustentáveis. Nesse critério específico de avaliação, tal departamento teria uma nota negativa.


Isso pode estimular comportamentos individuais e coletivos em consonância com a postura desejada, ou seja, com uma cultura sustentável dentro da empresa.



Precisa de ajuda para implementar soluções sustentáveis na sua empresa?


Se você gostaria de se tornar sustentável em água e em energia, mas precisa de ajuda para implementar as melhores soluções em sua empresa, pode optar pela modelo de negócio WAAS (“Water as a Service”).


O WAAS é ideal para empresas e indústrias buscando soluções de sustentabilidade ambiental, autossuficiência hídrica e energética e economia na conta.


O modelo é implantado pela NeoWater, responsável por projetar, operar e manter diferentes soluções personalizadas para o seu empreendimento, incluindo algumas das citadas acima, como água de reuso, adequação à legislação ambiental, além de BOT de água e energia.


A melhor parte é que não é necessário fazer nenhum investimento para ter essas tecnologias ou soluções. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.


Quer saber mais sobre o WAAS? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!


FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.