top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Como implementar a reutilização de água na sua empresa

Atualizado: 12 de jul. de 2022

A água de reuso possui inúmeros benefícios, mas escolher a melhor solução para sua empresa não é uma tarefa tão simples. Saiba quais fatores considerar e como implementar o reuso de água em diferentes indústrias


ETE para reuso de água na indústria

Com crises hídricas cada vez mais frequentes, além da maior consciência da necessidade de sustentabilidade ambiental, o reuso de água tem se tornado uma prática cada vez mais procurada pelas empresas.


Reutilizar esse recurso natural é sem dúvida um bom negócio. Uma vez que as indústrias consomem muito mais água do que as residências, o reaproveitamento pode significar uma redução drástica na conta, diminuindo os custos da produção.


Também pode representar um aumento da segurança operacional, já que a reutilização evita a escassez de água.


Conheça os principais benefícios do reuso e saiba como a implementar a melhor solução na sua empresa:


O que é água de reuso?


Chamamos de água de reuso o efluente tratado que pode ser aproveitado novamente.


Por exemplo, a água tratada utilizada em um chuveiro se torna um efluente (esgoto), que por sua vez pode ser tratado também para reutilização em outro fim, como lavagem de chão.


O tipo de tratamento a ser realizado, que pode envolver processos biológicos ou físico-químicos, dependerá da finalidade do uso da água a ser reaproveitada.


Voltando ao exemplo da lavagem de chão, esse tipo de água de reuso, que pode ser proveniente de uma estação de tratamento de efluentes sanitários (ETE), não precisa de um nível alto de qualidade.


A título de comparação, a água de reuso destinada a processos industriais, como torres de resfriamento, geração de vapor e caldeiras, por exemplo, precisa de um nível de qualidade diferente.


No geral, toda água de reuso possui qualidade inferior à água potável, de forma que é utilizada somente para fins não potáveis, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de galpões, irrigação, combate a incêndios, limpeza de estacionamento, paisagismo, aquicultura etc.


Vale observar que, em muitos casos, não há informação clara sobre o nível mínimo de qualidade da água para determinado uso ou atividade industrial, o que dificulta a identificação de oportunidades de reuso.


Sendo assim, o ideal é realizar estudos técnicos detalhados, incluindo análises da água e viabilidade do tratamento de certos efluentes, para estabelecer um sistema de reuso que produza água com qualidade compatível à necessidade de sua empresa.


Maneiras de reutilizar água na indústria


Existem três tipos de reuso da água:

  • Reuso direto: uso de recursos hídricos provenientes de efluentes, tratamentos de esgotos ou captações pluviais para o uso industrial;

  • Reuso indireto: quando a água utilizada é tratada e despejada nos corpos hídricos para ser captada novamente para o reuso;

  • Reciclagem interna: tratamento da água feito dentro das instalações industriais e reutilizada na própria produção.


Segundo o diretor do Centro Internacional de Referência em Reuso da Água (CIRRA) e professor da USP Ivanildo Hespanhol, embora seja possível adquirir água de reuso de concessionárias de saneamento públicas ou privadas, a melhor opção para as indústrias costuma ser reutilizar os seus próprios efluentes, na medida do possível, após tratamento adequado.


Esta opção é normalmente mais atrativa financeiramente, com custos de implantação e de operação inferiores aos associados à captação e ao tratamento de águas de mananciais ou à compra de água de empresas de saneamento, por exemplo.


Para implementar este tipo de reuso direto, é preciso ter uma ETE capaz de tratar os efluentes que seriam despejados no meio ambiente dentro da própria empresa, bem como distribui-los para os fins necessários.


Benefícios da implantação do reuso da água em uma empresa


As principais vantagens de reutilizar água são:


Contribuir com o meio ambiente


Usar água de reuso contribui de várias formas com o meio ambiente, especialmente através da redução do desperdício e da poluição.


Como menos esgoto é lançado nos corpos hídricos, a prática pode colaborar para diminuir bastante a poluição da água, principalmente em locais cronicamente atingidos, como o rio Pinheiros, em São Paulo.


Além disso, uma vez que a água é tratada e reutilizada dentro da própria empresa, ao invés de passar por uma rede de distribuição muito maior, é aproveitada com o máximo de eficácia e o mínimo de desperdício.


Estudos indicam que, no Brasil, quase 40% da água tratada é perdida no transporte.


Segurança hídrica


A água de reuso aumenta a disponibilidade de água potável, evitando escassez. Também ajuda as empresas a gerenciarem a demanda em períodos de crise ou seca.


O valor de ter esse tipo de sistema, capaz de aumentar a segurança operacional de sua empresa, é imensurável.


Por exemplo, a Braskem, petroquímica muito conhecida por implementar práticas sustentáveis, reutiliza água há anos, tendo passado pela crise de 2014/2015 sem nenhuma restrição produtiva – pelo contrário, teve aumento na produção.


Economia


Uma pesquisa conduzida pelo professor Ivanildo Hespanhol com 2.311 indústrias paulistas de médio e grande porte indicou que, sem grandes investimentos, é possível reutilizar cerca de 60% do total de água consumida em uma empresa.


Isso significa que é possível cortar em até 60% o gasto com água de uma empresa.


E nem estamos considerando o valor econômico da segurança hídrica - o fato de ter água de reuso representa uma grande vantagem econômica, como no caso da Braskem, que evitou prejuízos de centenas de milhões de reais na crise de 2014.


Certamente, impedir uma potencial perda financeira é uma motivação importante que deve entrar na balança à favor do reuso.


Por fim, vale lembrar que a Lei 9.433 de 1997 passou a exigir das empresas outorga para o lançamento de efluentes nos rios, fato que tornou o despejo de esgoto cada vez mais caro.


Além da alta cobrança, essa outorga pode ser revogada em casos excepcionais, como períodos de seca.


Se levamos em conta todos esses aspectos, é fácil perceber que o reuso é uma solução com excelente custo-benefício.


Como implementar água de reuso na sua empresa


Para saber qual a melhor solução de reuso para sua empresa, é preciso seguir alguns passos, como:

  1. Realizar um balanço hídrico. É importante conhecer o seu processo produtivo, ou seja, quanta água você usa em cada etapa do processo, e com qual qualidade.

  2. Identificar opções para otimização do uso da água, bem como determinar o potencial de reuso.

  3. Projetar uma solução de reuso. Ao saber quanta água você utiliza e como, é possível escolher a solução ideal para suas necessidades, como aproveitamento de água da chuva ou estação de tratamento de efluentes para reuso de águas cinzas, por exemplo.

  4. Implementar e operar o sistema de reuso. Uma equipe especializada deve ser responsável pelo tratamento da água, seguindo todas as normas e padrões de segurança exigidos por lei.

  5. Monitorar seu sistema de reuso. Uma excelente opção é usar IoT (Internet das Coisas) para monitorar 24 horas por dia seu sistema e identificar quaisquer problemas, como vazamentos, desperdícios ou falhas, rapidamente.


Não é tão simples elaborar um projeto de reutilização de água. Se você for do ramo alimentício, por exemplo, não poderá reutilizar a água como matéria-prima para seus produtos, mas poderá empregá-la para a limpeza de equipamentos, lavagem de caminhões de transporte e descargas sanitárias.


Já outras indústrias podem utilizar água de reuso como matéria-prima, se esta tiver certa qualidade.


Em outras palavras, entender a melhor solução passa por considerar inúmeros fatores, além de calcular custos inerentes ao risco de escassez e da redução de volumes outorgados.


Modalidade WAAS: a solução ideal para sua empresa


Caso sua empresa precise de ajuda para implementar água de reuso, uma modalidade do tipo BOT chamada WAAS (“water as a service”) pode ser a melhor escolha.


Essa solução é sempre personalizada, ou seja, projetada para o cliente de acordo com suas necessidades de quantidade e qualidade de água. Além disso, uma equipe ficará responsável não só por implementar, mas por operar e manter o sistema, sem nenhuma dor de cabeça para a sua empresa.

Ficou interessado? Entre em contato conosco! Nossos especialistas podem te ajudar a ter água de reuso e a segurança hídrica que você precisa.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page