Buscar
  • NeoWater

Conheça as vantagens de ter uma estação de tratamento de efluentes para reuso de águas sanitárias

Atualizado: 27 de abr.

O reuso de água é uma prática cada vez mais comum por conta de seus diversos benefícios, especialmente ambientais e econômicos. Conheça alguns deles e saiba por que você deve investir em uma estação de tratamento de efluentes

Homem em estação de tratamento de efluentes para reuso de águas cinzas

O reuso de águas sanitárias é uma prática cada vez mais comum por conta de seus diversos benefícios, especialmente ambientais e econômicos.


Ao “reciclar” uma água que seria descartada, não só reduzimos o esgoto como economizamos até 40% na conta.


É por esse motivo que a reutilização de água tem se tornado especialmente atraente para empresas e grandes consumidores de água – através de sistemas como estações de tratamento de efluentes para reuso de águas sanitárias, é possível ver um enorme impacto no consumo, no desperdício e no bolso.



Saiba como funciona o reuso de água e quais são os principais benefícios de possuir uma estação de tratamento:


Reuso de águas sanitárias


Antes, é preciso esclarecer que existem mais um de tipo de reaproveitamento de água, como o reuso de águas pluviais e o reuso de águas sanitárias.


O reuso de águas sanitárias via estação de tratamento de efluentes (ETE), por exemplo, se refere ao tratamento da água que sai de pias, ralos, chuveiros, sanitários, tanques etc.


No geral, essa é uma água que não contém uma carga de poluição ou de contaminantes tóxicos elevada, mas também não é limpa.


É preciso tratá-la para eliminar, por exemplo, bactérias, fungos, sujeira, gordura, sabão e outros elementos.


Uma vez que 50 a 80% do esgoto chamado de doméstico ou sanitário é composto de água, há um potencial de economia muito grande ao implantar uma ETE para tratá-lo e reutilizar esta água.


Essa água pode ser reaproveitada para diversos usos não potáveis, como descargas sanitárias, lavagem de chão ou estacionamento, irrigação, paisagismo, espelhos d’água, limpeza de vidraças, refrigeração (como sistemas de ar-condicionado) etc.


Vantagens de possuir uma estação de tratamento para reuso de água


As vantagens de possuir uma ETE que possibilite a gestão correta e adequada de efluentes sanitários são muitas, incluindo a reutilização de água.



Além da óbvia economia na conta de água e esgoto, há diversos benefícios sociais, ambientais e operacionais ao se tratar os efluentes sanitários in site.


Por exemplo, o reuso de água ajuda a minimizar a poluição de rios, lagos e mananciais e, portanto, a conservar os recursos hídricos.


Também diminui o desperdício no uso de água, incentivando o uso racional de água potável e tornando os processos de tratamento e distribuição mais eficientes ao fazê-los in site.


O reuso é ainda uma etapa importante para garantir a disponibilidade de água em épocas de escassez ou racionamento.



Por fim, ter uma ETE faz bem para a imagem da empresa e valoriza o seu patrimônio, não só pelo aumento de eficiência com economia, mas também por ser parte de uma tendência muito importante no mundo hoje - as práticas ESG.


Em geral, adotar práticas sustentáveis não só traz lucro através de operação mais segura e eficiente, como atrai investimentos e agrega valor aos negócios.



Vale a pena ter uma ETE?


Ter uma ETE não é tão simples quanto parece. Esses sistemas são compactos e podem ser totalmente automatizados, mas isso não significa que tenham custos - de implantação, operação e manutenção - baixos.


Além disso, ter uma estação de tratamento para reuso de água é uma empreitada que exige conhecimento técnico e que implica em responsabilidades legais, tanto ambientais quanto sanitárias.


Primeiro, é preciso primeiro fazer um balanço ou mapeamento hídrico do consumo de água em seu negócio, para saber onde você gasta água e em qual quantidade.


Esse é um passo essencial para checar a viabilidade econômica do sistema, entendendo, por exemplo, se a ETE irá atender sua demanda por água (não potável).


O processo de tratamento, por sua vez, exige cuidados especiais, como análises laboratoriais periódicas e o acompanhamento de um responsável técnico.


Caso queira evitar essas dores de cabeça, você pode apostar em uma solução inovadora do mercado: o sistema de abastecimento WAAS (“Water as a Service”), implementado pela concessionária de saneamento particular NeoWater.


O WAAS é um projeto personalizado feito exclusivamente para seu negócio, com base na sua demanda de água. Ele pode incluir desde captação até tratamento de água e efluentes, além de monitoramento do abastecimento 24 horas via IoT.


O sistema também é operado e mantido por especialistas, sob total responsabilidade da NeoWater, sem que você tenha necessidade de fazer qualquer investimento. A modalidade funciona por contrato e o valor mensal pago é sempre inferior ao seu gasto atual com água.


Quer saber mais sobre o WAAS? Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo e ajudá-lo a ter água de qualidade com economia na conta!

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.