Já pensou em ter captação e tratamento de água e esgoto próprios, sem riscos ou investimentos? Saiba como funciona o modelo BOT e saiba por que o tratamento onsite é o futuro dos grandes consumidores de água
A modalidade BOT aplicada ao abastecimento e tratamento de água e esgoto tem se tornado uma das soluções mais interessantes para grandes consumidores de água, como empresas e indústrias.
A sigla BOT significa Build, Operate and Transfer (em português, Construir, Operar e Transferir).
Nesse modelo, uma empresa usa recursos próprios para construir um sistema e operá-lo para um cliente, transferindo-o sem custos (de implementação ou manutenção) ao final de um contrato.
Enquanto o fenômeno é mais consolidado em setores como o imobiliário, o siderúrgico e o de energia, tem crescido bastante em outros mercados, como o petroquímico, o de saneamento, o alimentício e até o automobilístico.
Com inúmeras vantagens, é a escolha ideal para quem quer evitar o alto custo e a má qualidade da água das concessionárias, bem como os investimentos arriscados em sistemas de captação e tratamento alternativos.
Entenda melhor como funciona essa modalidade e por que ela pode ser a solução mais indicada para sua empresa ou indústria:
Afinal, o que é BOT de água?
No caso da água, o BOT funciona da seguinte maneira: um parceiro terceirizado usa recursos financeiros e intelectuais próprios para desenvolver projetos, implantar sistemas e prestar serviços de operação, manutenção, gestão e reposição de equipamentos e insumos (como produtos químicos, controle ambiental com análises químicas etc).
Ao final do contrato, o sistema de captação e tratamento de água e efluentes implantado é transferido para o cliente sem qualquer custo.
Este modelo de negócio é indicado para qualquer empreendimento no qual haja necessidade de sistemas de captação e tratamento de água e efluentes in site.
Os beneficiários mais comuns são indústrias de todos os setores (que usam água e geram efluentes líquidos industriais e/ou sanitários), iniciativas que precisam de dessalinização como fonte hídrica, que buscam redução do consumo de água potável ou que preferem realizar o tratamento dedicado por razões operacionais ou gerenciais.
Por exemplo, shoppings, condomínios empresariais, galpões, clubes, universidades, hospitais e hotéis são grandes consumidores de água que têm muito a ganhar com a modalidade BOT.
Por que apostar no modelo BOT de água
A modalidade BOT é praticada por concessionárias particulares de saneamento, como a NeoWater.
Ela pode ser aplicada apenas ao serviço de tratamento, ou de uma forma mais ampla, compreendendo abastecimento, tratamento e reuso da água, por exemplo.
Enquanto esse modelo de negócio é mais conhecido por não oferecer nenhum risco para o cliente, seja financeiro ou operacional, existem opções no mercado que possuem ainda mais benefícios.
Por exemplo, no WAAS (“water as a service”), modalidade de BOT ofertada pela NeoWater, o cliente obtém uma solução personalizada e exclusiva que visa torná-lo autossuficiente em água e esgoto, unindo sustentabilidade e eficiência hídrica.
De forma geral, este sistema possui a vantagem de gerenciar a água para o cliente do início ao fim - da captação até a geração e o tratamento dos resíduos -, utilizando tecnologias inovadoras, eliminando o desperdício e economizando tanto no consumo quanto na conta de água.
As etapas do BOT de água, como o sistema WAAS, são as seguintes:
BUILD (CONSTRUIR)
Estudo técnico que inclui levantamento hidrogeológico, mapeamento de balanço hídrico e projeto estrutural; proposta de sistema integrado; obtenção de documentos legais; aquisição dos equipamentos; implementação de soluções (como perfuração de poços artesianos de alto desempenho, montagem de estações de reuso, ETAs e ETEs etc).
OPERATE (OPERAR)
Acompanhamento 24/7 e visitas técnicas de profissionais qualificados, como engenheiros, geólogos e químicos; análises periódicas de acordo com a legislação; acompanhamento com IoT (Internet of Things) em tempo real; manutenção preventiva e corretiva; assistência técnica e garantia total dos sistemas, o que inclui garantia de vazão e qualidade acertadas em contrato.
TRANSFER (TRANSFERIR)
Transferência garantida do sistema ao final do período contratual, sem custo adicional.
Em todas essas etapas, não é necessário que o cliente faça nenhum investimento, ou seja, o custo é zero. A negociação é realizada através de um contrato, e o cliente paga somente pela água e/ou esgoto tratado.
WAAS: como ter uma solução BOT personalizada
Muitas empresas e indústrias precisam ter captação e tratamento de água e efluentes onsite, ou seja, na própria planta.
Se este é o seu caso e você gostaria de minimizar seus riscos operacionais, deixando o investimento, a implantação, a operação e a manutenção desses sistemas nas mãos de profissionais especializados, entre em contato com nossa equipe e descubra a viabilidade do WAAS para o seu negócio.
Quer saber mais sobre BOT de água? Fale conosco! Nosso time de especialistas está preparado para te ajudar a ter água de qualidade com economia, sustentabilidade e eficiência.
Muito bom !