top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Poço artesiano para empresas: tudo que você precisa saber

Atualizado: 12 de mai. de 2022

Ter um poço artesiano de alta vazão pode gerar autossuficiência e grande economia na conta, mas é preciso estar ciente dos riscos e dos cuidados legais também. Conheça os principais benefícios e inconveniências de ter um poço artesiano na sua empresa


Sistema de abastecimento e tratamento de água e efluentes para empresas
Sistemas de abastecimento para empresas podem envolver não somente captação de água subterrânea, mas também estações de tratamento de água e esgoto e responsabilidades ambientais e sanitárias

Ter um poço artesiano pode ser uma excelente solução para empresas ou indústrias que consomem uma grande quantidade de água.


Ao investir em um poço tubular profundo, é possível que seu único objetivo seja não se preocupar com crises hídricas ou racionamentos, ou então gastar menos com água.


E é verdade: dependendo da vazão alcançada, a demanda da sua empresa pode ser totalmente atendida por um poço artesiano industrial, gerando autossuficiência e economia.


Infelizmente, a perfuração de poços artesianos é também uma atividade de risco. Nenhuma empresa de perfuração pode prometer um poço artesiano de alta vazão. Sendo assim, a quantidade ou qualidade da água encontrada pode ser insuficiente para o seu negócio.


Além disso, a operação e a manutenção de poços artesianos de alto desempenho envolvem diversos cuidados, e é bom ficar atento a eles antes de optar por ter abastecimento de água próprio.


Saiba tudo o que você precisa para abastecer sua empresa com um poço artesiano, incluindo os riscos, benefícios e principais cuidados:


Muitos riscos, zero garantia


Conforme mencionamos, a perfuração de poços artesianos é arriscada; não há nenhuma garantia de se encontrar água, muito menos de se encontrar água em quantidade que seja suficiente para a sua demanda.


De acordo com empresas do setor, em média, poços secos ou quase secos correspondem a 20 a 30% total. Menos de um terço possui vazão significativa ou suficiente para atender uma empresa ou indústria.


Alguns métodos de prospecção de poço artesiano podem diminuir esses riscos, sejam eles científicos (como o método geofísico) ou não (como a radiestesia), mas essas ferramentas não são assertivas e costumam falhar em cerca de 30% dos casos.


Em resumo: só é possível saber perfurando, e quem banca a aposta geralmente é o cliente. Encontrando água ou não, a conta é a mesma.


Por fim, mesmo que se encontre água, a qualidade também não pode ser garantida. Por exemplo, a água de poços tubulares profundos pode ter excesso de sais mineiras ou outras características físico-químicas que exijam tratamento, gerando gastos possivelmente altos.


Principais benefícios


Caso você tenha um poço artesiano capaz de atender a sua demanda, as principais vantagens são autossuficiência e economia de água.


Além disso, existem os benefícios da água de poços artesianos, que pode ser rica em minerais - ou seja, você pode obter uma água que possua sais minerais em uma quantidade que faça bem à saúde humana.


Outros benefícios menos aparentes são gestão de água sustentável para a sua empresa e valorização do seu terreno e/ou negócio.


Com autossuficiência hídrica, você não dependerá mais de concessionárias de abastecimento públicas ou privadas, e nem sofrerá com racionamentos e crises. Também haverá menos desperdício na distribuição dessa água.


De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, 38% da água potável no país é perdida através dos sistemas de distribuição das concessionárias, uma perda financeira de mais de R$ 10 bilhões ao ano.


Cuidados


Ter um poço artesiano é somente o primeiro passo. Diversos cuidados são necessários para que ele funcione bem, incluindo gastos às vezes não previstos com manutenção e responsabilidades ambientais e sanitárias – que, se não forem cumpridas, acarretam responsabilidades criminais.


Gastos


Os custos com o poço artesiano não acabam na perfuração. A operação e manutenção de poços tubulares de alto desempenho não é simples, nem barata.


Dependendo do tipo de empresa ou indústria que você possui, no mínimo precisará construir o poço com materiais de alta qualidade específicos, bem como realizar análises laboratoriais periódicas - estas podem ser mensais, quinzenais ou mesmo diárias.


Também é necessário realizar manutenções preventivas e limpezas regulares. Se quiser evitar essa despesa, poderá ter problemas muito maiores.


Sem manutenção, o conjunto de bombeamento, a parte mais sensível do poço, pode falhar. Se o poço parar de funcionar, sua empresa fica sem água. Já se o conjunto colapsar, você pode até perder o poço.


Além disso, mesmo com a manutenção preventiva, o conjunto de bombeamento terá que ser trocado em algum momento, preferencialmente de 2 a 5 anos.


Por fim, recuperar um poço danificado pode ser mais caro que perfurar um novo.


Uma forma de ficar atento a possíveis problemas antes de eles se tornarem graves é acompanhando a atividade do poço com tecnologia em tempo real. Esse tipo de automação também tem um custo.


Vale ainda mencionar o conflito de interesses entre sua companhia e as empresas de perfuração de poços. O produto que ela vende é o poço artesiano, enquanto o produto que você deseja é a água.


Como não é responsável pela operação, a empresa de perfuração não tem que se preocupar com o abastecimento a longo prazo, o que significa que nem sempre utiliza práticas para garantir continuidade do abastecimento ou baixa manutenção.


Responsabilidades ambientais e sanitárias


Poucas pessoas se atentam a isso, mas a legislação brasileira exige muitos cuidados para se utilizar a água de poços artesianos, e você é responsável criminalmente pela qualidade da água utilizada dentro de sua empresa.


Ambientalmente, você precisará ter documentos como a licença ambiental de perfuração e a outorga que permite o uso da água.


Esse é o básico; dependendo da localização do poço e dos riscos ambientais, novos documentos legais podem ser exigidos junto a órgãos, como a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em São Paulo. Além disso, parte dessa documentação terá que ser renovada periodicamente.


Se a água do poço for destinada a consumo humano, ela precisa ser potável. Vale lembrar que qualquer água que entre em contato com o corpo humano, mesmo que não seja consumida, como a de uma torneira de banheiro, se encaixa nesta categoria. Isso significa que ela terá que passar por um tratamento.



É importante lembrar que, mesmo que o seu poço artesiano tenha uma água de boa qualidade, é necessário assegurar que a água fornecida esteja dentro dos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos exigidos por lei, conforme a Portaria nº 888 do Ministério da Saúde, de 4 de maio de 2021. Isso inclui, por exemplo, a adição de um teor mínimo de cloro à água.


Além disso, você precisa garantir a mesma qualidade determinada por lei através de toda a sua rede de distribuição - ou seja, em todas as torneiras, reservatórios, bebedouros etc., além de fazer análises de qualidade regulares.


Em outras palavras, além de ter uma estação de tratamento construída dentro das normas técnicas e operada por uma equipe especializada, você também precisa contratar um químico ou engenheiro químico responsável para garantir esse tratamento. Essa é sua responsabilidade sanitária.



Poços fora do padrão ambiental ou sanitário são considerados ilegais e sujeitos a multa, interdição e proibição da atividade. E, principalmente, não são bons para o processo produtivo de sua indústria e a saúde de seus colaboradores.


Como ter um poço artesiano com tratamento para potabilidade em sua empresa

Se você leu até aqui, já percebeu que ter um abastecimento de água próprio pode ser complexo ou burocrático.


Desanimou? Não é preciso.


Existe um modelo de negócios do tipo BOT chamado WAAS ("Water as a Service") ideal para quem deseja aumentar a qualidade e a segurança hídrica de seu negócio, bem como economizar na conta de água.


O modelo é implantado por uma concessionária de saneamento particular, a NeoWater, responsável por projetar, operar e manter diferentes soluções personalizadas para o seu empreendimento, incluindo poços artesianos de alto desempenho e estações de tratamento de água e efluentes com monitoramento 24 horas via IoT.


A melhor parte é que não é necessário fazer nenhum investimento para ter água na quantidade ou qualidade desejada. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.


Quer saber mais sobre o WAAS? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a ter água na qualidade desejada com economia e mais sustentabilidade.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page