Ranking da tarifa de água: onde a conta de água é mais cara no mundo?
- NeoWater

- 10 de out.
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de out.
Confira o preço da conta de água em 189 nações e territórios diferentes e o aumento médio na tarifa em 2025 em cada um deles, e saiba qual a posição do Brasil nesse ranking

Média de valor (em dólar) da tarifa combinada de água e esgoto, categoria residencial, em todo o mundo. Fonte: GWI 2025
Qual o país com a tarifa de água mais barata do mundo? E com a mais cara? E o Brasil, como se compara a eles?
Um novo relatório da Pesquisa Global de Tarifas de Água 2025 da Global Water Intelligence, feito em parceria com a Arup, tem essas respostas.
Todo ano, a GWI realiza um levantamento do valor das tarifas de água em todo o mundo, com base em um consumo doméstico de referência de 15 m³/mês, não ajustado pela inflação.
Em 2025, o aumento médio nas tarifas de água em todo o mundo foi de 6,2% - um respiro após um aumento recorde de 10,7% no ano passado. No entanto, a necessidade de melhorar a infraestrutura e adquirir resistência às mudanças climáticas indica que muitas cidades ainda precisam subir muito os seus preços.
Veja abaixo a tabela completa de 189 países e territórios incluídos na pesquisa do GWI:
Ranking dos países: onde a água é mais cara no mundo?
Este ano, a Dinamarca passou as nações insulares - que historicamente sofrem com escassez e dificuldades de acesso à água potável - no que diz respeito ao custo de água.
Foi a primeira vez, desde que o relatório foi lançado, que uma cidade ultrapassou o valor de US$ 10 por m³ de água.
Na outra ponta da tabela, a Irlanda continua sendo o único país com água gratuita no mundo, embora muitos países tenham cidades com tarifas extremamente baixas, o que faz com que sofram com serviços de má qualidade e/ou dependam enormemente de subsídios governamentais.
No geral, a água é mais cara na Europa, América do Norte e Austrália. Já o Sul da Ásia e a África Subsaariana continuam sendo, de longe, as regiões com as tarifas de água mais baratas do mundo.
Por fim, os aumentos significativos da Turquia em 2025 mascaram a verdadeira situação tarifária no Oriente Médio: por lá, as tarifas ainda são muito baixas e apenas três países tiveram aumentos tarifários este ano.
O Brasil tem a 66ª água mais cara do mundo. Confira a lista completa:
Conta de água: Brasil teve aumento médio de 5,8% nas tarifas de água
No ciclo de 2024 a 2025, o Brasil viu um aumento médio de 5,8% nas tarifas de água, mas com diferenças significativas entre as cidades incluídas na pesquisa.
Confira aqui um artigo que analisa de forma detalhada como esses aumentos se deram em todo o mundo e no Brasil, e por quê.



Comentários