top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Gestão sustentável de recursos hídricos: como implantar na sua empresa

Atualizado: 28 de jul. de 2022

A gestão dos recursos hídricos é um conjunto de ações tomadas para controlar e proteger o uso de recursos hídricos. Conheça as principais vantagens e saiba como implantar uma gestão de água sustentável à sua empresa


Gestão de água sustentável: pingo de água em formato de globo em fundo verde

Gestão de recursos hídricos é um conjunto de ações tomadas para controlar e proteger o uso de recursos hídricos, ou seja, de águas superficiais (como de rios e lagos) ou subterrâneas (como de aquíferos).


O Brasil, apesar de ser um dos países com maior quantidade de recursos hídricos e com grande capacidade de água potável no mundo, não possui uma distribuição regular desses recursos. Logo, em diversas regiões, a disponibilidade de água não é suficiente.


De acordo com o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento de Água de 2020 (World Water Development Report 2020) da ONU, o uso global de água aumentou seis vezes nos últimos 100 anos e continua a crescer de forma constante.


Se o consumo permanecer no ritmo em que se encontra, o mundo pode enfrentar um déficit de água de 40% até 2030.


Por esses motivos, uma gestão de água sustentável, tanto pública quanto privada, é essencial.


Indústrias e empresas podem implantar diversas ações para economizar, recuperar e preservar tanto a qualidade quanto a quantidade de seus recursos hídricos. Saiba por que ter uma gestão sustentável da água na sua empresa e como:


Por que ter uma gestão de água sustentável na minha empresa?


A água é um recurso indispensável, escasso e finito. Por conta de seu papel fundamental no desenvolvimento econômico, sua preservação é essencial para o bom funcionamento da economia dos países.


Fatores de preservação incluem não só o consumo mais consciente, como o reuso e tratamento de efluentes também.


Uma vez que o consumo de água industrial é responsável por 22% do uso global desse produto, há um forte incentivo para usar águas residuais internamente e localmente com base apenas na economia de custos.


A gestão sustentável de recursos hídricos para empresas possui inúmeras vantagens, tais como:


Preservação


Com uma gestão sustentável, é possível preservar esse recurso essencial para o mundo todo, incluindo sua empresa.


Eficiência hídrica


A gestão eficiente de seus recursos hídricos faz com que você use a água de forma a gerar o menor desperdício e gasto possível.


Autossuficiência


Soluções sustentáveis podem incluir sistemas de abastecimento independentes que tornem a sua empresa autossuficiente.


Segurança hídrica


Um fator muito importante é a garantia de água para atender a demanda de forma sustentável, sem risco de parar a produção ou ter aumento de custo com recursos hídricos.


Economia de água


É possível consumir menos água através da redução drástica ou total do desperdício.


Economia na conta de água


Com soluções sustentáveis, é possível reduzir a conta não só consumindo menos água, como também gastando menos com a água utilizada.



Risco hídrico: você tem medo de ficar sem água?


De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial (FEM) de 2015, 68% dos entrevistados - profissionais de 573 empresas, detentoras de U$ 60 trilhões de ativos ao todo – acreditam estar “expostos ao risco hídrico”.


O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) afirma que a situação não é diferente no Brasil - uma pesquisa da indústria paulista sugeriu que um possível racionamento de água afetaria drasticamente a saúde financeira de 29,5% das grandes companhias.


Em um levantamento com mais de 300 empresas também do estado de São Paulo feito pela consultoria Remunerar e publicado na revista Valor, quase metade (48%) admitiram que o racionamento de água compromete de forma considerável os planos de crescimento da empresa.


Com o agravamento da situação hídrica no Brasil nos últimos anos, um levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) este ano revelou que a crise hídrica preocupa nove em cada dez empresários. Destes, 63% estão principalmente preocupados com o risco de racionamento.


Para evitar toda essa exposição, é necessário ter um ciclo sustentável da água, da captação ao tratamento, distribuição e esgoto.



Parece difícil, mas atualmente existem diversas tecnologias para uma ter uma gestão de água sustentável e aumentar a segurança hídrica, principalmente em empresas e indústrias com alto consumo.


Soluções para uma gestão de água sustentável na indústria


Algumas soluções incluem:

  • Perfuração de poços artesianos industriais de até 600 metros;

  • IoT e telemetria em tempo real para mensuração e controle do uso de água nas instalações e operações;

  • Investimento em técnicas de reuso, especialmente montagem de estação de tratamento de efluentes para reuso em operações como limpezas, paisagismo, refrigeração entre outros;

  • Tratamento interno da água utilizada, uma vez que o saneamento é parte contextual da gestão sustentável dos recursos hídricos;

  • Legalização e regulação de todas as soluções, de licenças ambientais e outorgas de uso a testes e relatórios de vazão e funcionamento para maior eficácia do sistema.

Projeções mundiais sobre a necessidade de investimento em segurança hídrica divergem, mas todas indicam que a escala deste investimento precisa aumentar significativamente no mundo todo, segundo o Relatório Mundial da ONU.


A melhor parte é que esse investimento não precisa ser alto. Pelo contrário, pode ser zero.


Existe um modelo de negócios inovador no mercado através do qual você ter um sistema de abastecimento personalizado com gestão sustentável da água: WAAS (“Water as a Service”).


O WAAS é ideal para empresas e indústrias que querem aumentar a segurança hídrica e a qualidade da água em seus empreendimentos, bem como economizar na conta, sem fazer investimentos elevados e arriscados.


Nessa modalidade, uma concessionária de saneamento particular, a NeoWater, projeta, opera e mantém um sistema de abastecimento customizado para sua empresa. As soluções implantadas são sempre as mais adequadas às necessidades específicas de seu empreendimento, além de possuir operação especializada e obedecer à legislação.

Quer saber mais sobre como o WAAS funciona? Entre em contato conosco! Nossa equipe pode te ajudar a ter água com eficiência e sustentabilidade em sua empresa!

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page