top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Telemetria e internet das coisas: grandes aliadas na gestão de recursos hídricos

Atualizado: 14 de jul. de 2022

O uso da telemetria e da Internet das Coisas (IoT) na indústria aumenta a segurança operacional e reduz custos. Conheça as principais vantagens do sistema de telemetria para gestão da água e esgoto


Sistema de telemetria e IoT para água e esgoto

O uso da telemetria e da Internet das Coisas na indústria tem se tornado mais constante graças aos avanços tecnológicos e às diversas vantagens possibilitadas por eles.


No setor de saneamento, essas tecnologias aumentam a segurança operacional e reduzem custos, otimizando processos e promovendo economia na conta.


Saiba o que é telemetria, como ela pode ser utilizada em sua empresa e quais são as principais vantagens do monitoramento de dados para água e esgoto:


O que é telemetria e IoT?


Telemetria é uma tecnologia que permite a medição e transmissão remota de dados.


Sistemas de telemetria podem simplesmente realizar a leitura e o armazenamento de dados, ou permitir a realização de comandos remotos também.


Na indústria, o termo é utilizado geralmente para descrever sistemas que permitem o monitoramento, a comunicação e o armazenamento constantes de informações através de dispositivos sem fio, como ondas de rádio ou sinais de satélite.


Nesse sentido, a telemetria se relaciona com outro conceito importante nos dias de hoje: IoT ou Internet das Coisas (do inglês “Internet of Things”). Essa expressão é comumente usada para falar de objetos conectados a uma rede ou à internet.


A chegada da telemetria e da IoT uniu o mundo físico ao digital. Juntas, essas tecnologias permitem que os mais diversos equipamentos e ferramentas industriais se tornem conectados e se transformem em uma fonte valiosa de informações sobre as operações de uma empresa em tempo real.


Aplicações da telemetria e IoT na indústria


A telemetria pode ser utilizada em vários setores, como agricultura, logística, metrologia, tecnologia da informação etc.


Uma de suas aplicações mais comuns é na gestão de frotas, onde a telemetria é utilizada para acompanhar o desempenho de veículos e motoristas e controlar consumo de combustível, quilômetros rodados e períodos de trabalho.


No agronegócio, o monitoramento em tempo real serve para acompanhar fatores que podem influenciar o andamento e a qualidade da safra.


O uso de telemetria e IoT tem crescido muito também no setor de saneamento e de energia.


Através de diversos parâmetros, a coleta e análise de dados permite consumos mais eficientes de água e energia, aumentando a segurança operacional e evitando desperdícios e falhas técnicas.


Benefícios da telemetria e IoT na indústria


Com o grande volume de dados disponível 24 horas por dia e a possibilidade de medir, coletar, armazenar, analisar e até realizar ações remotamente, fica claro porque os sistemas de telemetria são tão vantajosos para as empresas.


Alguns dos principais benefícios são:

  • otimização das operações;

  • redução de custos;

  • arquivo de registros gráficos;

  • planejamento estratégico de manutenções preventivas;

  • prevenção de falhas;

  • economia nas contas de água e energia.

Em geral, o que os sistemas de telemetria e IoT fazem é eliminar incertezas e achismos, oferecendo à empresa dados mais precisos para melhorar o nível de tomada de decisões.


Isso leva a uma maior segurança operacional, além de revelar oportunidades de aumento da produtividade, de redução de consumo e de redução de gastos.


Por esse motivo, sistemas de telemetria e IoT são considerados tecnologias inovadoras que podem melhorar a gestão de empresas e torná-las mais lucrativas e sustentáveis.


Sistema de telemetria para água e esgoto


Com telemetria e IoT, sistemas de captação, abastecimento e tratamento de água e esgoto podem ser monitorados 24 horas por dia de qualquer lugar do mundo.



Através de sensores e softwares, pode-se gerenciar diversos parâmetros hidráulicos, elétricos e de qualidade da água, como:

  • Hidráulicos: nível estático (m), nível dinâmico (m), vazão instantânea (m³/h), volume acumulado ou vazão mensal (m³ ou m³/mês), nível de água nos reservatórios (m³ ou %), pressão interna na tubulação (kgf/bar);

  • Elétricos: tensão dos motores (V), corrente elétrica (A), potência das bombas (W), frequência dos motores (Hz);

  • Qualidade da água: pH, temperatura (ºC), condutividade elétrica (uS/cm²), entre outros.


Sistema de telemetria e IoT para água da Neowater é capaz de medir vários parâmetros
Tela de um sistema de telemetria

As principais vantagens desse acompanhamento são:


  1. prever e planejar manutenções preventivas através de comportamentos anormais recebidos pelo sistema;

  2. otimizar o funcionamento e eficiência hídrica e elétrica dos motores e bombas;

  3. perceber imediatamente interrupções de abastecimento ou vazamentos, o que evita falhas operacionais e elimina desperdícios.


O monitoramento em tempo real também pode emitir alertas e ser facilmente configurado.


Por exemplo, a tecnologia IoT da NeoWater é capaz de gerar notificações por smartphone e por e-mail quando algum parâmetro foge do escopo especificado, como nível baixo de água em um reservatório ou mesmo queda de energia em uma das fases do sistema.


Em indústrias, a implantação desse sistema torna possível analisar indicadores de eficiência operacional por consumo de água em cada linha de produção - por exemplo, é possível descobrir exatamente quantos litros de água são gastos para se produzir um litro de leite.


Outras vantagens incluem acionamento e desligamento remoto de sistemas e equipamentos, controle de dosagem de produtos químicos, facilidade na prestação de contas e geração de relatórios.


No geral, com o sistema de IoT, é possível reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica e aumentar a eficiência de captação e tratamento de água em até 40%, sem que seja necessário substituir qualquer motor ou bomba.



WAAS: sistema de saneamento próprio com telemetria para sua empresa


Para as empresas, ter um sistema próprio de abastecimento e tratamento de água e esgoto é muito vantajoso, especialmente devido ao risco de uma crise hídrica.


No entanto, a operação de sistemas alternativos de saneamento não é tão simples.


É por isso que existem no mercado concessionárias de saneamento particulares que projetam, operam e mantêm as melhores soluções para cada empresa. Os projetos são sempre personalizados e, portanto, ideais para as necessidades de sua empresa.


É o caso do modelo de negócios do tipo BOT chamado WAAS (“Water as a Service”), que pode tornar sua empresa autossuficiente e sustentável em água, com monitoramento em tempo real e economia garantida na conta.

Quer saber mais? Entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar a ter uma gestão de recursos hídricos mais eficiente.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page