Buscar
  • NeoWater

Inovação: como usar tecnologia sustentável a favor da sua empresa

Atualizado: Ago 23

Tecnologia sustentável é o uso de ciências e tecnologias para melhorar a produtividade e diminuir os impactos no meio ambiente ao mesmo tempo. Conheça algumas tecnologias sustentáveis que podem levar sua empresa a outro nível


Tecnologia sustentável: energia renovável solar e eólica em campo verde
Energia renovável é uma tecnologia sustentável cada vez mais utilizada por empresas

A indústria é o setor que mais consome recursos naturais e gera resíduos – a cada dia, novos produtos e serviços são desenvolvidos e ofertados, criando um ritmo de produção capaz de sobrecarregar o meio ambiente.


Isso não significa que precisamos acabar com as indústrias do mundo todo. Nem poderíamos.


O que devemos fazer é mudar a forma como desenvolvemos e consumimos produtos e serviços, com novas tecnologias sustentáveis.


Ao contrário de vilã, a evolução tecnológica pode ser uma grande aliada da sustentabilidade, melhorando e monitorando processos, aumentando a durabilidade de produtos e evitando o desperdício.


Saiba o que é tecnologia sustentável e conheça três tecnologias que podem ajudar o seu negócio a ter sustentabilidade com inovação.


O que é tecnologia sustentável?


Tecnologia sustentável é o uso de todas as ciências de que dispomos para desenvolver tecnologias com o objetivo de melhorar a produtividade e diminuir os impactos no meio ambiente, visando à continuidade da existência de todos os seres vivos do planeta.


Como garantir a disponibilidade de recursos naturais para nossa geração e para as gerações futuras? Como ter uma produção que não afete profundamente os ecossistemas do planeta?


Essas são questões no centro da sustentabilidade tecnológica. E somente com responsabilidade é que elas são resolvidas.


Se nos responsabilizamos por nosso impacto na natureza, podemos focar na adaptação de tecnologias existentes e no desenvolvimento de inovações para que elas coexistam com o crescimento populacional e o ecossistema global.


Em outras palavras, tecnologia sustentável é utilizar a tecnologia a favor da inovação e da sustentabilidade, melhorando processos sem poluir o meio ambiente.


Vantagens da tecnologia sustentável


Obviamente, o maior benefício de mudar a forma como fazemos as coisas hoje é a preservação do meio ambiente e a continuidade da espécie.


No entanto, não é preciso pensar a longo prazo para perceber as vantagens de aplicar sustentabilidade através de soluções tecnológicas.


A maioria das soluções leva a ganhos diversos a curto e médio prazo, como:


  1. economia de recursos naturais, como água e energia;

  2. redução de desperdício;

  3. maior eficiência dos processos através do uso inteligente dos recursos na cadeia de produção;

  4. maior competitividade;

  5. boa relação com o público e valorização da marca através do aumento da credibilidade da empresa;

  6. oportunidade de novos negócios focados em sustentabilidade;

  7. segurança operacional através da redução de riscos, como escassez de água ou possíveis infrações ambientais;

  8. e, consequentemente, grande economia financeira e lucro como resultado de todos esses benefícios.


3 tecnologias sustentáveis que você pode investir em sua empresa


1 - Captação e reutilização de água


Qual o elemento mais essencial para a existência da vida? De qual recuso natural absolutamente todas as empresas dependem?


Água.


Por esse motivo, é muito importante que o seu negócio priorize uma gestão hídrica eficiente.


Entre as opções de tecnologias voltadas ao consumo de água, é possível implantar sistemas de captação mais sustentáveis, seja captação subterrânea através de poços artesianos legalizados para fins potáveis, ou captação de água da chuva para fins não potáveis.


Outra opção que pode aumentar a segurança hídrica de sua empresa é o reuso de águas cinzas.


Através de uma estação de tratamento de efluentes (ETE), você pode “reciclar” efluentes domésticos e gerar água de reuso que pode ser utilizada, por exemplo, para lavagem de chão, irrigação, sistemas de refrigeração e descargas sanitárias.


Em combinação, um sistema de captação e tratamento de água com foco em autossuficiência pode eliminar riscos hídricos e gerar economia com inovação e sustentabilidade.


2 – Energia limpa e renovável


O uso de energia renovável tem se tornado cada vez mais comum, especialmente energia solar por meio de células fotovoltaicas.


A energia solar é limpa e abundante, ou seja, não gera emissões de gases do efeito estufa e possui baixo impacto ambiental.


É uma solução cada vez mais acessível, não só porque reduz enormemente os gastos com produção própria de energia, mas também porque a tecnologia pode ser instalada em espaços subutilizados, como telhados.


3 - IoT (Internet das Coisas)


Ter um sistema de abastecimento de água e energia próprios, economizar dinheiro, não depender de concessionárias e fazer tudo isso com sustentabilidade é realmente um sonho.


Mas de nada adianta se não houver uma boa gestão desses sistemas. Aqui, mais uma vez a tecnologia pode ser usada em benefício da sustentabilidade - estamos falando de IoT, ou Internet of Things (Internet das Coisas).


Com a evolução da internet sem fio, cada vez mais objetos estão conectados à rede e sujeitos a um monitoramento e uma comunicação constante.


Por meio de softwares e sensores, dados podem ser transmitidos para que você acompanhe o que está acontecendo em diversas áreas da sua empresa 24 horas por dia.


Em outras palavras, a IoT pode trazer eficiência e autonomia interligando e configurando equipamentos de forma que você fique sabendo, em tempo real, de falhas operacionais e perdas de produtividade.


O monitoramento constante também permite a antecipação de problemas e a otimização de processos.


Por exemplo, sensores de medição podem indicar vazamentos de água, evitando desperdício. Também podem mostrar onde ocorre um consumo excessivo, para que você possa desenvolver um plano de redução. E podem ainda mostrar níveis perigosamente baixos de água, levando a uma manutenção preventiva antes que você perca algum componente do seu sistema.


Arquitetura sustentável: uma tendência que veio para ficar


Atualmente, existem diversos selos ambientais voltados a construções sustentáveis.


A ideia é projetar edifícios que reúnam soluções como as descritas acima, ou seja, eficientes em água e energia e com baixo impacto na natureza.



Elas podem ser aplicadas em qualquer tipo de construção, de prédios habitacionais até hospitais, shoppings e indústrias.

Gostaria de ter essas soluções no seu prédio ou na sua empresa? Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo a se tornar sustentável com inovação e muita facilidade.