top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Tratamento de efluentes para reuso pode economizar até 40% de água para empresas

Atualizado: 18 de jul. de 2022

O reuso de água é uma excelente ferramenta para economizar água e aumentar a segurança hídrica de empresas e indústrias


O reuso de água, embora pouco explorado em nosso país, é uma excelente ferramenta para economizar água e aumentar a segurança hídrica de empresas e indústrias.


Segundo um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil pode aumentar sua capacidade de produzir água de reuso em quase 13 vezes, o que representaria um ganho econômico de cerca de R$ 5,9 bilhões.


Através de uma estação de tratamento de efluentes, grandes consumidores de água podem zerar seu esgoto doméstico, evitando a poluição do meio ambiente e economizando até 40% na conta de água.


Entenda como funciona a água de reuso, qual o seu potencial de economia e como implementar a reutilização em sua empresa:


Reuso para economia de água: como funciona?


Para saber se o reuso de água é viável para o seu negócio, o primeiro passo é fazer um balanço hídrico.


Isso significa mapear o consumo de água do estabelecimento, bem como determinar o potencial de reutilização com base nas fontes disponíveis.


É possível obter água de reuso a partir de captação de água da chuva, tratamento de efluentes domésticos (também chamados de efluentes sanitários) ou tratamento de efluentes industriais (resíduos de processos industriais, como da pintura de carros ou roupas, por exemplo).


O reuso de água da chuva depende da quantidade de precipitação em uma região, além da capacidade de armazenamento dessa precipitação.


No caso de uma estação de tratamento de efluentes (ETE), é preciso considerar a quantidade de efluentes sanitários e/ou industriais gerados por mês por uma empresa.


Vale observar que nem todo efluente industrial pode ser tratado. Além disso, alguns tipos de efluentes exigem processos especiais cujo custo-benefício não é ideal para a economia.


Os efluentes domésticos ou sanitários – tudo aquilo que sai de pias, ralos e descargas -, por outro lado, são mais simples de tratar e podem gerar um volume interessante de água para reuso, dependendo da quantidade de funcionários ou turnos de um estabelecimento.


O potencial de reutilização, por sua vez, pode ser estabelecido com base na quantidade de água não potável que o seu negócio utiliza.


A água de reuso não pode entrar em contato com seres humanos, ou seja, não pode ser utilizada em bebedouros, pias ou para a lavagem de alimentos, por exemplo.


Mas pode ser usada para outras finalidades, como a limpeza de pisos e de máquinas, paisagismo, espelhos d’água, torres de refrigeração, caldeiras etc.


Ou seja...

Se o seu estabelecimento gera bastante efluente sanitário e/ou tem capacidade de armazenamento de água da chuva, além de demanda para água não potável, há um grande potencial de economia.

Por exemplo, de forma geral, cada funcionário de um estabelecimento consome cerca de 1m³ de água por mês.


Uma empresa com 1.000 funcionários e um consumo mensal de 1.500m³, sendo metade para fins não potáveis, pode economizar bastante com o reuso de água.


De acordo com a NeoWater, empresa de saneamento que atende grandes consumidores de água, estabelecimentos com potencial para a instalação de uma ETE podem reduzir a conta de água de 20 a 40%, normalmente.



Outras vantagens da água de reuso


A economia é certamente uma das maiores vantagens do reuso de água. A água potável tem um custo alto, de forma que economizar este recurso essencial tem um efeito muito positivo não só para a conta bancária, mas também para a segurança hídrica do seu negócio.


Ao depender menos de água potável e ter uma reserva própria, é possível lidar melhor com períodos escassos, por exemplo.


Além disso, a economia gerada pode ser redirecionada para aumentar a eficiência produtiva do negócio.


Por fim, há um ganho ambiental significativo. Tratar efluentes e gerar água de reuso diminui a necessidade de captação de água, o que contribui com a manutenção de reservas naturais, sejam elas superficiais (como rios e lagos) ou subterrâneas (como poços artesianos).


Esse tratamento também evita que água contaminada seja descartada in natura, diminuindo a poluição ao meio ambiente.


Em outras palavras, ao consumir menos água potável e reutilizá-la, seu negócio se torna mais sustentável tanto financeira quanto ambientalmente.


Como ter água de reuso em sua empresa



A operação para se obter água de reuso não é tão simples quanto parece. O primeiro passo, conforme já foi apontado, é a realização de um balanço hídrico para determinar a viabilidade de cada solução.


Em muitos casos, a melhor alternativa é a implantação e a operação de uma ETE capaz de gerar um volume significativo de água de reuso.


Construir e operar uma ETE, no entanto, implica em grande responsabilidade química, sanitária e ambiental, bem como exige pessoal especializado.


Devido à presença de possíveis contaminantes nos efluentes, bem como ao controle e manuseio dos produtos químicos utilizados no tratamento, é necessário que a estação seja construída por um engenheiro ambiental e operada por um químico e responsável técnico.


Uma forma de ter uma ETE em sua empresa sem a dor de cabeça de ter que operá-la é através do modelo de negócios WAAS (“Water as a Service”), oferecido pela NeoWater.


Através dele, a NeoWater implementa, opera e mantém diferentes soluções personalizadas para sua empresa, incluindo estações de tratamento de água e efluentes para reuso, além de oferecer monitoramento do abastecimento 24 horas por dia e manutenções preventivas e emergenciais.


A infraestrutura, conhecimento técnico e experiência da empresa de saneamento garantem uma gestão eficiente da sua água, bem como cumprimento à legislação.


Outra grande vantagem é que o WAAS não exige qualquer investimento por parte do cliente. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.

Quer saber mais sobre o WAAS? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo e ajudá-lo a ter água de reuso com eficiência e economia na conta.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page