top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Sistema de telemetria via IoT pode combater o desperdício e ajudar empresas a economizar água

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Entenda como funciona o sistema de telemetria via IoT para monitoramento de água e energia, e conheça suas maiores vantagens


Sistema de telemetria industrial baseado em internet das coisas para monitoramento do abastecimento de água

A telemetria e a Internet das Coisas (IoT) são grandes aliadas da indústria, principalmente quando falamos de Indústria 4.0.


Com o avanço das tecnologias, este tipo de monitoramento tem se tornado cada vez mais eficiente e ajudado empresas a reduzir gastos e aumentar a produtividade.


A telemetria via IoT é especialmente útil no monitoramento da água e da energia, recursos essenciais para o funcionamento de qualquer negócio.


Ao acompanhar o consumo em tempo real, é possível evitar desperdícios, combater vazamentos e otimizar diversos processos, gerando economia e maior sustentabilidade.


Saiba como funciona o sistema de telemetria via IoT para monitoramento da água e quais são suas maiores vantagens:


O que é telemetria?


Telemetria é uma tecnologia que permite a medição remota de dados, assim como a comunicação desses dados para um operador local ou uma central de monitoramento especializada.


No caso da telemetria industrial, a tecnologia pode ser utilizada para medir uma infinidade de coisas, como o funcionamento de máquinas, linhas de produção, frotas veiculares, sistemas de abastecimento de água etc.


Sistema de telemetria industrial para abastecimento de água


A telemetria industrial via IoT para o abastecimento de água é uma tecnologia sem fio capaz de medir todo o fluxo hídrico de um estabelecimento, da captação à distribuição nos pontos de consumo finais.


Além de rastrear o consumo de água em todos esses pontos, é possível acompanhar o funcionamento de cada componente elétrico do sistema de abastecimento.


Usando apenas um aplicativo de celular, você pode consultar em tempo real qualquer indicador desejado, 24 horas por dia. A interface desse sistema supervisório é intuitiva, e as informações mais relevantes para sua empresa podem ficar facilmente acessíveis na página inicial.


Todos os gráficos e relatórios podem ser personalizados conforme a necessidade do usuário.


Entre outras coisas, é possível medir:

  • Nível, volume e vazão de água;

  • Temperatura, condutividade elétrica, pH, cloro e turbidez da água;

  • Capacidade e volume de reservatórios;

  • Nível estático e dinâmico de poços artesianos;

  • Leitura de hidrômetros;

  • Tensão, corrente e potência em cada uma das fases e motores elétricos do sistema;

  • Frequência e estado de funcionamento de cada equipamento elétrico do sistema.

Com base na interpretação e cruzamento desses dados, você pode identificar anormalidades e vazamentos, otimizar o funcionamento de equipamentos e linhas de produção e perceber rapidamente qualquer falha no abastecimento, antes mesmo de faltar água.


A telemetria via IoT permite ainda ligar e desligar sistemas remotamente, um recurso que facilita a resolução de problemas.


Exemplo de tela do sistema de telemetria via IoT da NeoWater para monitoramento do abastecimento de água
Exemplo de tela do sistema de telemetria via IoT da NeoWater para monitoramento do abastecimento de água

Vantagens da telemetria IoT


As maiores vantagens da telemetria via IoT são:


1. Identificação de vazamentos


Graças ao monitoramento 24 horas por dia em cada ponto do estabelecimento, é possível perceber rapidamente quando há um consumo fora de padrão.


Por exemplo, se o banheiro masculino mostrar um consumo alto de água entre meia noite e seis da manhã, quando a empresa deveria estar fechada, há grande probabilidade de haver um vazamento.


Da mesma forma, um alerta pode soar se o consumo de água for maior no sistema de irrigação em relação às semanas anteriores, por exemplo.


2. Identificação de desperdícios ou oportunidades


O relatório de consumo também permite notar quando duas linhas de produção idênticas têm consumos de água diferentes, por exemplo.


Se uma das linhas gasta 20% mais água, pode ser devido a um problema de rotina operacional ou ineficiência dos equipamentos.


O mesmo pode ser percebido em relação a diferentes turnos, dias da semana etc. Comparando os dados, pode-se concluir se a variação é normal ou se é possível otimizar algum processo que leva água.


O sistema de telemetria pode ainda criar rankings entre os pontos de consumo. Esse balanço hídrico é fundamental na tomada de decisões – dessa forma, você sabe exatamente quais processos utilizam mais água e quais têm mais potencial para economia.


Outra forma de combater desperdícios é através da programação da limpeza dos reservatórios.


Essa limpeza precisa ser feita semestralmente, por lei. Sabendo quando será a próxima, é possível controlar o nível de água do reservatório para usar até a última gota antes da realização do procedimento.


3. Rapidez na resolução de problemas


Além de ser possível consultar qualquer indicador a qualquer momento, outra função do sistema é a criação de sistemas de alerta personalizados.


Por exemplo, você pode configurar a telemetria para avisá-lo de volumes atípicos, falhas no funcionamento de equipamentos etc.


Dessa forma, ao invés de descobrir que há um problema somente quando a torneira secar, você recebe a informação no momento em que a falha ocorre e tem grandes chances de resolvê-la antes de faltar água.


4. Otimização de processos e equipamentos


Ao fazer um uso inteligente do histórico de dados, o sistema de telemetria IoT permite uma evolução contínua na performance operacional, na contenção de gastos e na predição de falhas.


Por exemplo, se você tiver um poço artesiano, pode descobrir qual o regime de funcionamento ideal para o conjunto de bombeamento a fim de extrair a maior quantidade de água.


Pode haver uma diferença significativa na produção de água ao deixar uma bomba funcionar por 3 horas e descansar por 15 minutos, ao invés de funcionar por 6 horas e descansar por 30 minutos, por exemplo.


Da mesma forma, é possível aumentar a eficiência elétrica dos motores configurando-os para ligar menos vezes durante o dia, mantendo assim a mesma vazão.


Ou ainda aumentar a vazão e a pressão do reservatório utilizando somente 70 a 80% da sua capacidade, e assim por diante.



Telemetria via IoT: economia de água e sustentabilidade


É muito difícil não haver perdas físicas em redes de distribuição de água. Essas perdas podem ter causas variadas, como vazamentos nas tubulações, problemas estruturais, desperdício etc.


Infelizmente, elas também geram ineficiências, como aumento nos custos (de água, de insumos químicos, de energia para bombeamento), maior manutenção dos equipamentos, uso desnecessário da capacidade de produção e até perda de receita.


E isso sem contar a questão ambiental – afinal, o desperdício tem um impacto negativo muito grande no planeta, ainda mais durante períodos de escassez, como o que vivemos agora.


O sistema de telemetria baseado em IoT é uma solução excelente no combate a esse desperdício: muito eficaz e fácil de usar.


Graças a essa eficácia em reduzir os índices de perdas físicas de água em sistemas de abastecimento, a telemetria é hoje um dos requisitos mais frequentes para a obtenção de certificados e selos de sustentabilidade, como a certificação LEED ou Edge.



Sistema WAAS com telemetria: a solução ideal para sua empresa


O sistema de abastecimento WAAS (“Water as a Service”) é o modelo ideal para empresas e indústrias que querem aumentar a segurança hídrica de seus negócios, bem como economizar na conta de água.


Ele é implantado por uma concessionária de saneamento particular, a NeoWater, responsável por operar e manter diferentes soluções personalizadas para as necessidades de sua empresa, incluindo, entre outras coisas, captação e tratamento de água e efluentes e monitoramento IoT em tempo real.


Dessa forma, você pode ter um sistema de abastecimento exclusivo com mais eficiência hídrica, economia e sustentabilidade.


E a melhor parte é que não é necessário fazer nenhum investimento. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.

Gostaria de saber mais sobre o WAAS? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a ter uma empresa autossuficiente em água com monitoramento em tempo real e economia garantida na conta.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page