Buscar
  • NeoWater

Saiba o que faz uma empresa de gestão de recursos hídricos

Você sabe como se proteger de crises hídricas e ter boas estratégias de uso desse recurso natural? Veja como uma empresa de gestão e tratamento de água pode te ajudar


Saiba o que faz uma empresa de gestão e tratamento de água. Na foto, estação de tratamento de água

A gestão de recursos hídricos não é uma tarefa apenas para os governos, mas também para as empresas e indústrias do setor privado.


Cada vez mais, os negócios percebem a importância de se proteger de crises hídricas e as vantagens de ter boas estratégias de gestão e tratamento de água.


Por exemplo, se você manejar esse recurso essencial com inteligência, terá um ganho em produtividade e sustentabilidade, além de maior segurança operacional e uma significativa economia financeira.


Dito isto, adotar modelos de gestão hídrica sustentável não é algo tão simples. Na maioria dos casos, exige dedicação, conhecimento técnico e altos investimentos, além de cumprimento à legislação ambiental e sanitária.


É aí que entram as empresas de saneamento, gestão e tratamento de recursos hídricos.


Elas oferecem soluções que contemplam todo o ciclo de abastecimento, desde a captação até o tratamento e distribuição, ajudando o seu empreendimento a suprir qualquer demanda relacionada à água.


Confira abaixo alguns dos principais serviços e modelos de negócios oferecidos por uma empresa de gestão de recursos hídricos:


O que uma empresa de gestão e tratamento de água faz?


Todo negócio utiliza água e tem interesse em gerir bem esse recurso, economizando-o e preservando-o. Isso inclui desde shoppings e hotéis até galpões e prédios corporativos, por exemplo.


Por outro lado, algumas empresas e indústrias têm necessidades adicionais que envolvem parâmetros de qualidade da água diferentes, bem como tratamento e descarte correto de efluentes.


Estamos falando de fábricas alimentícias, químicas, têxteis e farmacêuticas até data centers e hospitais, para citar apenas algumas.


Entre os principais serviços oferecidos por empresas de gestão de recursos hídricos que dão conta dessas necessidades, estão:


Captação de água


Muitos negócios desejam ter abastecimento próprio de água, como um poço artesiano profundo. Um dos serviços comumente oferecidos é justamente a perfuração de poços artesianos de alto desempenho dentro das normas técnicas exigidas por lei, com licença ambiental e tratamento para a potabilidade dentro dos parâmetros federais.


Aproveitamento de recursos hídricos


Outros serviços de captação bastante procurados dizem respeito ao reaproveitamento de recursos hídricos, como água pluvial ou de lençol freático, para fins não potáveis.


Tratamento de água


Diversas empresas precisam de uma estação de tratamento de água (ETA) compacta, seja para tratar a água para consumo humano ou para atender parâmetros específicos de qualidade.


Por exemplo, negócios que utilizam caldeiras e torres de resfriamento em seus processos produtivos precisam de água de uma certa qualidade. A indústria de alimentos e bebidas também tem exigências específicas, enquanto a farmacêutica usa água purificada e assim por diante.


Tratamento de esgoto sanitário para reuso


O tratamento de esgoto sanitário é geralmente feito através de uma estação de tratamento de efluentes (ETE) compacta, a fim de gerar água de reuso. Nesse caso, os efluentes domésticos de locais como pias, máquinas de lavar, chuveiros e descargas podem ser tratados e reutilizados para fins não potáveis.


Tratamento de efluentes industriais para reuso ou descarte


Muitas indústrias geram efluentes que precisam ser tratados para não prejudicarem o meio ambiente.


Uma ETE compacta dedicada ao processamento de efluentes industriais pode ser utilizada tanto para neutralizar poluentes e descartar corretamente esses resíduos, em cumprimento à legislação, quanto para gerar água de reuso.


Redução do custo com esgoto


Empresas de gestão de recursos hídricos podem, entre outras coisas, realizar estudos de viabilidade e projetos técnicos para determinar a quantidade de esgoto gerado por seu negócio, bem como fazer uma ponte com concessionárias de saneamento em busca de uma redução do volume cobrado.


Tecnologia de monitoramento via IoT


O monitoramento do seu sistema de abastecimento e tratamento de água através de tecnologia IoT torna possível medir o consumo e o funcionamento dos equipamentos 24 horas por dia, gerando relatórios e gráficos diários, semanais e mensais.


Com esse balanço hídrico, você sabe quando, como e onde a água está sendo gasta em sua empresa. Também consegue identificar vazamentos ou falhas operacionais com rapidez, contendo desperdícios e evitando perdas financeiras.


De forma geral, esses dados auxiliam diversas decisões, facilitando um planejamento de consumo e economia de água.


Cumprimento à legislação ambiental e sanitária


Como mencionamos anteriormente, todo negócio utiliza água e, portanto, precisa atender à legislação ambiental e sanitária de sua região, nos âmbitos municipal, estadual e federal.


Isso pode significar inúmeras coisas, como ter cadastro na Vigilância Sanitária, atender parâmetros de qualidade da água, descartar corretamente efluentes etc. É necessário dar atenção especial a soluções de captação, tratamento e reuso de água, que podem exigir diferentes licenças e normas.



WAAS: gestão de água sustentável em sua empresa sem dor de cabeça


Se você quer ter uma gestão de água sustentável na sua empresa – com captação e tratamento próprios, além de outras soluções -, pode optar por um modelo chamado WAAS (“Water as a Service”), oferecido pela NeoWater.


O WAAS é ideal para empresas e indústrias que querem ter água de qualidade, aumentar a segurança hídrica de seus negócios e diminuir o desperdício.


Nessa modalidade, a NeoWater cuida de todo o seu ciclo de abastecimento, ou seja, é responsável por projetar, implementar, operar e manter diferentes soluções personalizadas e sob demanda para a sua empresa, incluindo todas aquelas mencionadas acima.


A empresa de gestão também é a responsável legal pelo sistema, de forma que você não precisa se preocupar com nada e pode se dedicar totalmente ao core do seu negócio.


A melhor parte é que a NeoWater utiliza capital próprio para isso, ou seja, você não precisa fazer nenhum investimento. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.


O que faz uma empresa de gestão e tratamento de água. Modelo WAAS da NeoWater

Como resultado, você pode se tornar autossuficiente em água, ter uma gestão inteligente e sustentável e ainda economizar na conta.

Quer saber mais sobre o WAAS? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a ter uma excelente gestão de água em sua empresa.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.