Buscar
  • NeoWater

Terceirização do tratamento de água e efluentes para indústrias: como funciona e vantagens

Conheça os melhores modelos de negócios e as principais vantagens de terceirizar o tratamento de água e efluentes na sua empresa


Homem realizando serviço terceirizado de tratamento de água e efluentes para empresa

O tratamento de água e efluentes é essencial em muitas indústrias, especialmente para otimizar as operações e cumprir a legislação ambiental.


Em alguns casos, no entanto, a gestão dessa água pode tomar muitos recursos humanos e financeiros, tornando-se cara e complicada.


Uma boa solução é a terceirização desse serviço através da contratação de uma empresa especializada no tratamento de água e efluentes.


Saiba se esse é o melhor caminho para sua empresa e conheça os melhores modelos de negócios e suas principais vantagens:


Quando você deve terceirizar a gestão de água de sua empresa?


O primeiro indicativo de que você deve contratar uma empresa é a quantidade de água que você consome e a quantidade de efluentes qye gera por mês.


Se você é um grande consumidor de água – digamos, acima de 1 a 2 mil litros cúbicos por mês -, muito provavelmente se beneficiaria da terceirização.


Outro sinal importante é se o seu negócio precisa de água em determinada qualidade. Por exemplo, diversas indústrias usam caldeiras e torres de refrigeração, que requerem parâmetros específicos de qualidade da água.


Da mesma forma, negócios como hospitais e indústrias farmacêuticas, químicas e alimentícias precisam de água ultrapura, com qualidade muito superior à da concessionária.


Nesses casos, ter tratamento onsite – dentro da própria empresa - feito por mão de obra especializada é uma enorme vantagem.


De maneira geral, a terceirização do tratamento de água e efluentes é uma boa ideia se:


  • você precisa de uma estação de tratamento de água que utiliza métodos avançados, como o abrandamento ou a osmose reversa;

  • você precisa de uma água com altos padrões de qualidade;

  • você precisa de mão de obra especializada para a operação dessa ETA;

  • você precisa que a sua água se adeque a uma série de exigências legais, como normas técnicas e leis ambientais e sanitárias;

  • você gera muitos efluentes sanitários e/ou industriais;

  • você usa bastante água não potável (por exemplo, para lavagem de chão ou galpões, limpeza de máquinas, paisagismo, geração de energia, irrigação, combate a incêndios etc.) e tem grande potencial para economia se implantar o reuso de água;

  • você quer diminuir o valor de sua conta de água.


Existem diversas modalidades de serviços terceirizados, mas as melhores opções são aquelas nas quais uma concessionária de saneamento particular projeta, implemente, opera e mantém uma série de soluções personalizadas para as necessidades de seu negócio, dentro da própria empresa.


Esse é, por exemplo, o modelo de negócios do sistema WAAS (“Water as a Service”), da NeoWater.


Nessa modalidade, a empresa de saneamento é responsável por todos os investimentos e assume todos os riscos e responsabilidades legais e operacionais da captação (se houver) e do tratamento de água e efluentes.


O modelo funciona sob contrato e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.


6 vantagens da terceirização do tratamento de água e efluentes


Os benefícios de contratar uma empresa especializada para gerenciar sua água onsite são muitos, mas os principais são:


1. Ausência de risco


Ter uma empresa qualificada como responsável técnica e legal representa menos riscos para o seu negócio.


Ao invés de gastar seus recursos humanos e financeiros nessa área, a empresa é quem garante o cumprimento da legislação através da obtenção de documentações, da adequação da infraestrutura e o que mais for necessário.


Você não precisa ter medo de levar multas ou, pior ainda, de descumprir alguma lei ambiental ou sanitária que leve a problemas ou prejuízos graves.


Se você optar pelo sistema WAAS, não terá nem mesmo que se preocupar com o risco de paralisação das atividades por falta de água ou falhas operacionais, uma vez que manutenções preventivas e emergenciais estão inclusas no serviço, além de monitoramento via IoT 24 horas por dia, para a rápida identificação de situações anormais.


2. Economia na conta de água


A terceirização da gestão de água pode levar a uma grande economia na conta, especialmente se você optar pelo modelo de negócios certo.


A redução de custos já começa com o fato de você não precisar mais dispensar recursos para se adequar à legislação ambiental e sanitária, bem como para operar e manter a infraestrutura de tratamento de água e efluentes.


Com o sistema WAAS, você pode ainda ter soluções como poços artesianos, captação de água da chuva, reuso e diversas outras tecnologias para se tornar autossuficiente em água e economizar cada vez mais.



3. Previsibilidade de orçamento


As modalidades de terceirização podem funcionar de formas diferentes, mas, no geral, o contrato com a empresa tem uma taxa mensal fixa e não sofre alterações como as resoluções tarifárias das concessionárias, por exemplo.


Além disso, uma vez que sequer há risco de gastos imprevistos com manutenção, é possível ter um melhor controle orçamentário.


4. Inovação


A gestão de água terceirizada é feita por empresas de saneamento com soluções e infraestruturas de ponta, muito superiores às disponíveis através das concessionárias.


Em outras palavras, é uma chance de você obter a melhor tecnologia e os mais avançados métodos de tratamento para o seu negócio, sem ter que arcar com seus altos custos.


Por exemplo, o sistema WAAS conta com medição, sensoriamento e automação em todos os componentes da linha de abastecimento e tratamento de água, o que significa que você pode checar o estado de qualquer etapa a qualquer momento em tempo real, usando apenas o seu celular.


No aplicativo do sistema, você pode também gerar relatórios com análises periódicas de quaisquer parâmetros desejados. Essas informações podem ser usadas para otimizar suas operações, reduzir custos, aumentar a produtividade etc.


Vale notar ainda que, uma vez que a continuidade operacional é de interesse da empresa terceirizada, você pode ter a certeza de que terá o sistema mais eficaz possível, com uso das melhores tecnologias, mão de obra qualificada e material de qualidade.


5. Foco no core business


Ao tirar a gestão da água das mãos de seus funcionários e colaborares, todos os recursos e energia poupados podem ser realocados em projetos focados no core do negócio, como a expansão do empreendimento ou a melhoria de processos internos.


6. Sustentabilidade


Além do cumprimento à legislação, você pode ter uma série de soluções para tornar o seu negócio mais sustentável.


Por exemplo, o reuso de água e o monitoramento via IoT são ferramentas que podem evitar desperdícios e economizar muita água.


A implantação dessas medidas também valoriza a imagem da sua empresa, uma vez que uma infinidade de pesquisas indica que o consumidor prefere produtos e empresas mais sustentáveis.


Sistema WAAS: tratamento de água e efluentes personalizado para sua empresa


O modelo de negócios WAAS é ideal para empresas e indústrias que querem aumentar a segurança hídrica de seus negócios, bem como economizar na conta de água.


É importante observar que o sistema WAAS não é padrão; ele é feito para atender as necessidades específicas de cada cliente, de forma exclusiva, sem necessidade de fazer qualquer investimento para ter água na qualidade desejada.


Além disso, é uma solução integrada. A questão da água é abordada de maneira a incluir resoluções para captação, tratamento e reuso que variam conforme a disponibilidade ou oportunidade.


Por fim, na modalidade WAAS, o grande objetivo é a autossuficiência hídrica, ou seja, redundância e independência. Dessa forma, você evita o risco hídrico e não sofre com escassez.


Quer saber mais sobre o serviço? Fale conosco! Nós podemos ajudá-lo a ter tratamento de água e efluentes de qualidade em sua empresa, com economia na conta.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.