Buscar
  • NeoWater

Conheça o sistema abrandador para tratamento de água na indústria

O abrandador é um equipamento destinado a remover o excesso de íons de cálcio e magnésio de sistemas de abastecimento de água, uma vez que isso pode ser prejudicial para processos industriais. Saiba como funciona e como utilizar o abrandador em sua empresa


O sistema abrandador diminui a dureza da água, condição que pode ser prejudicial para processos industriais

O abrandador é um equipamento destinado a remover íons de cálcio e magnésio de sistemas de abastecimento de água.


O excesso dessas substâncias causa uma condição chamada “água dura” que pode ser nociva para a saúde e especialmente prejudicial para processos industriais.


Por essa razão, alguns setores da indústria, especialmente os que utilizam caldeiras e torres de resfriamento, precisam de um sistema abrandador para tratar a água utilizada em seus processos.


Saiba para que serve, como funciona e quais cuidados devem ser levados em conta para o bom funcionamento de um sistema abrandador:


Para que serve o abrandador?


O principal objetivo do abrandamento é diminuir a dureza da água através da diminuição da concentração de substâncias como bicarbonatos, carbonatos, sulfatos ou cloretos de cálcio e magnésio.


Quanto maior a quantidade desses sais, mais “dura” e potencialmente prejudicial a água é.


Por exemplo, a água dura pode formar incrustações nas tubulações, entupindo canos e estragando máquinas, ou dificultar a formação de espuma e a produção de vapor, necessárias em alguns processos, entre outros problemas.


Sendo assim, para não causar prejuízos, a água utilizada em determinados processos industriais precisa ser tratada para eliminar dureza.


É aí que entra o filtro abrandador de água dura, utilizado principalmente no tratamento da água que alimenta caldeiras, sistemas de aquecimento e resfriamento (como torres de resfriamento) e condensadores evaporativos, entre outras aplicações.


O abrandador é comum ainda em lavagem de autopeças e pré-tratamento de osmose reversa.


Abrandamento de água dura: como funciona


Os abrandadores utilizam, como meio filtrante, uma resina de troca iônica. Essa resina substitui os íons de cálcio e magnésio presentes na água por íons de sódio.


Geralmente, um sistema abrandador é composto de itens como válvula redutora de pressão ou bomba de pressurização, carcaça de particulado (para reter partículas de sujeira, areia e outras), coluna abrandadora (onde ocorre o processo de abrandamento) e tanque regenerativo (que abriga a coluna abrandadora e armazena a água).


O tanque regenerativo é essencial para o bom funcionamento do abrandador. Isso porque, ao longo do tempo, a coluna fica saturada com o acúmulo de cálcio e magnésio, necessitando de regeneração.


O controle do processo de regeneração pode ser manual ou automático. A manutenção é necessária em ambos os casos, no entanto, uma vez que é preciso repor a quantidade correta de uma solução regenerante no sistema regularmente.


Para determinar a quantidade ideal dessa solução, é preciso realizar, entre outras coisas, um teste de dureza na entrada do sistema, ou seja, na água bruta a ser tratada (que pode vir de poços artesianos ou outras fontes de captação), além de checar periodicamente a qualidade da água que sai do sistema, ou seja, a água abrandada.


A frequência do processo de regeneração deve ser estabelecida a partir da capacidade do abrandador, da quantidade de dureza na água bruta e da demanda diária ou mensal de água tratada da indústria.


Operação e manutenção de sistema abrandador


Abrandadores são sistemas compactos de relativamente fácil instalação e manutenção dentro de empresas. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados.


O projeto de um abrandador industrial precisa ser corretamente dimensionado a partir de dados importantes, como análise físico-química da água a ser tratada, quantidade de água a ser abrandada por dia e necessidades específicas do processo industrial no qual a água abrandada será utilizada.


O sistema que leva abrandador faz parte de uma estação de tratamento de água (ETA) e precisa ser projetado exclusivamente para as características e condições da sua empresa.



Por exemplo, diferentes processos industriais requerem padrões de dureza da água diferentes. O mesmo pode ser dito da vazão da água.


Os padrões de uso industrial, inclusive, são bem diferentes do nível máximo de dureza na água considerada própria para consumo humano segundo a legislação brasileira.


É importante mencionar que a operação de estações de tratamento de água industriais exige responsáveis técnicos, justamente para garantir que atendam às normas e leis adequadas.


Por fim, o uso incorreto do sistema – como a realização muito frequente ou muito infrequente da regeneração – pode levar a falhas e danos no abrandador.


Logo, para se certificar de que o seu sistema funciona adequadamente e que a água que sai dele possui de fato a qualidade desejada, é essencial que o equipamento seja projetado e operado por especialistas.



WAAS: o melhor sistema de abastecimento e tratamento de água para sua empresa


O sistema abrandador é essencial para o bom funcionamento de diversos processos industriais. No entanto, garantir o tratamento e a qualidade da água dentro das empresas não é sempre tão simples quanto parece.


Por isso, muitas indústrias têm apostado em soluções alternativas de abastecimento e tratamento de água, como o modelo chamado WAAS (“Water as a Service”).


Nessa modalidade, uma concessionária de saneamento particular projeta, opera e mantém soluções personalizadas e adequadas para sua empresa, além de se responsabilizar técnica, ambiental e sanitariamente pelo sistema de abastecimento.


As soluções utilizadas variam conforme necessidade e incluem desde poços artesianos a captação de água da chuva, estações de tratamento de água, estações de tratamento de efluentes com reuso e muito mais, levando a maior eficiência na gestão de recursos hídricos e economia.


Quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato conosco! Nossa equipe pode te ajudar a ter água com eficiência, qualidade e economia na conta.