Centro de Processamento de Dados SERASA EXPERIAN
Confira o case completo do projeto customizado que a NeoWater desenvolveu para o prédio corporativo e data center do Serasa em São Carlos-SP.
Tecnologias
Economia e sustentabilidade
Cerca de 1.600 colaboradores passam mensalmente pelos 24.000m² do site de processamento de dados do Serasa, em São Carlos (SP). Além da circulação de colaboradores, o data center conta com um sistema de refrigeração e uma área de jardinagem irrigada.
Anteriormente, o local era atendido pela concessionária municipal SAAE São Carlos, cuja taxa de desperdício da água tratada era de cerca de 43,5%, de acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).
O principal desafio do cliente era economizar e tornar a empresa mais sustentável, em atendimento à certificação LEED Silver do empreendimento. Para isso, optou por ter um sistema próprio de abastecimento através do modelo WAAS (“Water as a Service”), customizado para suas necessidades.
No escopo do projeto da NeoWater, estavam inclusas, entre outras coisas a obtenção de licenças ambientais e outorgas de captação subterrânea; a construção de um poço artesiano profundo de alto desempenho; a construção, operação e manutenção de uma estação de tratamento de água compacta para água potável; a escavação e construção de uma rede adutora de água da ETA aos quatro reservatórios e a instalação de um sistema inovador de monitoramento via IoT alimentado por energia solar renovável, com comunicação sem fio 4G, que possibilita o controle remoto do abastecimento e gera relatórios 24 horas por dia.
Em uma segunda etapa ainda não concluída, a NeoWater irá construir um sistema hidráulico de saneamento e monitoramento para medição e controle dos efluentes gerados pelo Serasa.
Até agora, o projeto já gerou uma economia de 57,5% na conta de água do Serasa, com previsão de economia de 65% após a implantação da segunda etapa.