Galpão logístico do parque Prologis Castelo 41
Confira o case completo do projeto customizado que a NeoWater desenvolveu para o parque logístico da Prologis no km 41 da Castelo Branco, em Santana do Parnaíba-SP.
Tecnologias
Água de qualidade sem dor de cabeça
A Prologis é uma das maiores empresas de galpão logístico do mundo. Multinacional presente em 20 países, estreou o parque logístico da Castelo 41 em agosto de 2022, no estratégico quilômetro 41 da Rodovia Castelo Branco, a 30 minutos de São Paulo, com dois grandes blocos logísticos totalizando mais de 70.000m² de área para ocupação.
O maior desafio do cliente era fornecer água em quantidade e qualidade satisfatórias para seus locatários, especialmente após terem experenciado diversos problemas com o abastecimento anterior.
Por essa razão, optaram pelo sistema de abastecimento da NeoWater, através do modelo de negócios WAAS (“Water as a Service”), customizado para suas necessidades.
No escopo do projeto, estavam inclusas a obtenção de licenças ambientais e outorgas de captação subterrânea; a construção de dois poços artesianos profundos de alto desempenho; a construção, operação e manutenção de uma estação de tratamento de água com dois estágios (de desinfecção e filtração), a fim de garantir água de qualidade dentro dos parâmetros de potabilidade federais; análises de qualidade de água periódicas; a construção de uma rede adutora de 160 metros e a instalação de um sistema de monitoramento via IoT para acompanhamento 24 horas do abastecimento, incluindo medição e atuação de diversos parâmetros.
Com essas soluções, o cliente adquiriu a tão sonhada autossuficiência, passando a gerar na própria planta, com qualidade e sem desperdício, 100% da água tratada que utiliza. O sistema automatizado ainda facilitou enormemente o gerenciamento desse recurso, além de estar alinhado com os valores de sustentabilidade praticados pela empresa.
Até o momento, o projeto gerou uma economia de 49% na conta de água da Prologis Castelo 41, que tem a intenção de replicar o sistema em outros parques. O escopo também pode ser aumentado no futuro, se necessário, para incluir o reuso de efluentes domésticos e outras tecnologias.