top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Como aplicar sustentabilidade (de verdade) na sua empresa

Conheça as melhores práticas sustentáveis, com efeitos em larga escala mensuráveis, que você pode implementar em sua empresa


Homem negro de terno com mão em calculadora sobreposto por diversos ícones de sustentabilidade. Saiba como implantar ações sustentáveis em sua empresa

Uma empresa sustentável é aquela que aplica um conjunto de políticas e ações que têm como objetivo reduzir os seus impactos no meio ambiente. Mas o que isso significa, na prática?


A sustentabilidade é um conceito amplo que engloba uma série de possibilidades. Sabemos que, no cenário atual, a menor das ações pode fazer uma grande diferença, mas é certo que existem práticas mais robustas que, quando adotadas por um negócio, podem gerar um impacto financeiro, social e ambiental muito relevante.


Estamos falando, por exemplo, de economia significativa nas contas de água e energia, redução de desperdício, redução de geração de resíduos e retornos tributários, além de benefícios indiretos, como preservação do meio ambiente e maior qualidade de vida.


Você pode – e deve - fazer coisas como eliminar copos plásticos e evitar o uso de papéis na sua empresa, assim como usar redutores de pressão nas torneiras e educar os seus colaboradores a não desperdiçarem água ou energia.


Para levar o seu negócio para outro patamar, no entanto, é necessário investir em condutas sustentáveis com efeitos em larga escala e mensuráveis - o tipo de ação geralmente solicitada por selos e certificados verdes, especialmente aqueles voltados para construções prediais sustentáveis e boa gestão ambiental, como a certificação LEED ou o ISO 14001.


Veja abaixo exemplos de boas práticas sustentáveis com impactos significativos e saiba como implantá-las em seu empreendimento:


Quais as melhores ações sustentáveis que minha empresa pode implantar?


Algumas das práticas com maior impacto ambiental normalmente usadas como métrica pelos selos verdes são:


  • Uso de iluminação com eficiência energética;

  • Uso de equipamentos capazes de otimizar o consumo de energia, como sensores de presença e equipamentos de refrigeração, aquecimento, termostatos e eletrodomésticos eficientes;

  • Geração de energia renovável, como energia solar;

  • Uso de materiais de baixa emissividade na estrutura do prédio, como revestimentos, tetos e isolamento, para melhorar a qualidade do ar interior;

  • Uso de ventilação adequada;

  • Implementação de um sistema de reutilização de água;

  • Uso de vegetação não invasiva com o objetivo de reduzir o impacto no ecossistema da flora local;

  • Uso e administração de água da chuva;

  • Instalação de medidores do consumo de água e energia;

  • Redução de pelo menos 20% no consumo de água;

  • Uso otimizado de água no paisagismo;

  • Respeito à legislação ambiental etc.


Benefícios de aplicar ações sustentáveis em larga escala


As vantagens das práticas sustentáveis são muitas: desde economia e aumento dos lucros até a obtenção de certificados verdes, atração de mais investidores, melhora da imagem da empresa, lealdade de um público consumidor e benefícios fiscais.


Para ilustrar essas vantagens, podemos utilizar aqui um estudo de caso que indica, em números, os impactos que a sustentabilidade bem aplicada pode ter na sua empresa.



Suponhamos que o seu negócio consuma uma média de 1.500m³ de água por mês, quantia obtida através de sua concessionária de saneamento local, ou de um caminhão-pipa, ou mesmo uma combinação de ambos.


Com a implementação de um sistema alternativo de abastecimento que contenha soluções sustentáveis como poço artesiano, sistema de reutilização de água (de captação de água da chuva até estação de tratamento de efluentes para reuso) e monitoramento IoT 24 horas do consumo de água e de energia do sistema,, você pode:


  • Reduzir significativamente o consumo de água, economizando de 30% a mais de 50% na conta de água;

  • Reduzir o desperdício de água em até um milhão de litros ao mês – isso ocorre através de uma combinação da diminuição do consumo e do fato de que a água que você utiliza é gerada agora em sua própria planta, ao invés de viajar quilômetros até você pela estrutura de distribuição da concessionária, o que, no Brasil, implica em uma perda média de mais de 40% da água tratada;

  • Disponibilizar água potável para abastecer cerca de 454 pessoas na sua comunidade por mês, graças a quantidade de água que você deixou de utilizar (e desperdiçar) através da concessionária;

  • Evitar poluição ambiental, já que a água que você capta em sua própria planta é muito mais simples de tratar e requer muito menos produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente, em comparação com a água de captação superficial de rios e lagos que a concessionária utiliza;

  • Evitar a geração de 125 toneladas de lodo residual no processo de tratamento dessa água por mês, quantia que seria destinada aos aterros públicos caso você dependesse do tratamento convencional feito pela concessionária.



Modelo WAAS: a forma mais simples e barata de ter resultados sustentáveis na sua empresa


E se eu te contar que este estudo de caso é baseado nos clientes da NeoWater? Todos eles economizam acima de 30% na conta de água e conseguem estimar, em números, o impacto social e ambiental de suas soluções sustentáveis em suas comunidades.


A melhor parte é que nenhum desses clientes gastou um centavo para ter o seu sistema de abastecimento alternativo próprio. O modelo da NeoWater se chama WAAS (“Water as a Service”, ou “Água como um Serviço”) e é 100% livre de Capex e Opex. A própria companhia de saneamento faz os investimentos para construir, implementar e operar as soluções dentro da sua empresa e você paga apenas pela água consumida, da mesma forma que faria à concessionária local, só que com mais sustentabilidade, qualidade e eficiência.


O modelo funciona por contrato, e ao final deste acordo, as soluções são transferidas à sua empresa sem custo adicional, no sistema BOT (entenda melhor aqui).

Gostaria de se tornar sustentável em água e economizar na conta? Entre em contato conosco! Nossos especialistas estão prontos para te explicar como nossos projetos funcionam e estimar o impacto que um de nossos sistemas teria para o seu negócio, de forma personalizada.


FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page