case lavanderia (4).jpeg

Lavanderia SUL MINEIRA

Veja o case completo do projeto personalizado que a NeoWater desenvolveu para a maior lavanderia industrial do sul de Minas Gerais.

Tecnologias

Autossuficiência e qualidade

A Lavanderia Sul Mineira é a maior lavanderia industrial do sul de Minas Gerais. Especializada em hospitais e hotéis, recebe mais de 70 toneladas de lençóis, toalhas e outros produtos mensalmente. O maior desafio da empresa era o seu alto consumo de água e logística ineficiente. Originalmente abastecida pela concessionária COPASA, a lavanderia precisava comprar viagens diárias de caminhão-pipa para dar conta de abastecer seu sistema de geração de vapor por caldeira.

Com o aumento da demanda devido à pandemia de Covid-19 e a pressão de seus clientes por processos mais sustentáveis, a lavanderia optou pelo sistema de abastecimento WAAS da NeoWater. O projeto envolvia tornar o abastecimento da lavanderia autossuficiente, com qualidade e zero desperdício. Embora a lavanderia já possuísse um poço artesiano em suas instalações, a qualidade de água era totalmente inadequada para seus processos produtivos.

O escopo da proposta, assim, envolveu uma série de investigações, visitas técnicas e obras. Após uma limpeza, uma perfilagem óptica e uma sequência de novas análises de qualidade de água, foi descoberta uma concentração de ferro e manganês acima de 7mg/L que inviabilizava completamente a utilização daquele poço. Foi necessário realizar seu tamponamento físico e legal.

Um novo projeto foi licenciado para a construção de um segundo poço de 260 metros de profundidade, revestimento triplo em aço galvanizado e adução com tubulação de ultra-PVC importado, com vazão de 3.000m³/mês, seguida da implantação de uma estação de tratamento de água (ETA) compacta em uma área de apenas 12m².

A ETA é composta por um sistema de filtração, correção de pH e cloração e tem capacidade para retrolavagens automáticas de até 6m³/h, atendendo ao padrão de potabilidade determinado pela portaria GM/MS nº 888 de maio de 2021 do Ministério da Saúde brasileiro. A última etapa da obra consistiu na construção de uma rede adutora em tubulação de 1.1/2" ligando à ETA aos reservatórios da lavanderia, além da instalação de um sistema de monitoramento via IoT para acompanhar os parâmetros elétricos e hidráulicos de todo o sistema.

O custo dessa complexa operação foi inteiramente coberto pela NeoWater, que também faz um acompanhamento regular do sistema, incluindo manutenções emergenciais e preventivas. Até o momento, já foi alcançada uma economia de 42,8% na conta de água do cliente.

Depoimento do Cliente

"Desde o início, quando começamos os estudos e negociações, até o dia em que recebi o sistema instalado, foi tudo feito com perfeição, tudo muito bonito e muito eficiente. Estou muito contente. Recomendo a todos que busquem essa solução. A lavanderia está à disposição para visitação".

Mário Peres - Fundador da Lavanderia Sul Mineira