top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Conheça as vantagens de terceirizar a operação e manutenção das estações de água e efluentes

Atualizado: 5 de out. de 2022

Você sabia que pode economizar tempo e dinheiro contratando uma equipe especialista para cuidar das suas estações de tratamento de água e efluentes? Saiba mais sobre o modelo O&M


Homem fazendo a operação e manutenção de uma estação de tratamento de água e efluentes. Fonte: NeoWater

Os processos de operação e manutenção das estações de tratamento de água e efluentes são essenciais para a eficácia, qualidade e produtividade de muitas atividades industriais.


Se a sua empresa possui uma ETA ou ETE onsite, você já deve ter percebido que qualquer alteração no padrão pode impactar o desempenho e a vida útil de equipamentos, causando danos, atrapalhando cronogramas e gerando gastos imprevistos.


Por esse motivo, muitos setores optam pela terceirização desses serviços, através de um contrato O&M (“Operate and Maintenance”, ou “Operação e Manutenção”).


Saiba como funciona essa modalidade de negócios, quais as vantagens do O&M de água e efluentes e como implantar este modelo na sua empresa:


O&M: o que é e como funciona


O O&M é um modelo de negócios baseado em contratos de médio a longo prazo no qual uma empresa de saneamento assume a operação, a manutenção e o monitoramento de uma estação de tratamento de água (ETA) compacta e/ou de uma estação de tratamento de efluentes (ETE) compacta, o que pode incluir também sistemas de reuso, captação de água pluvial e outros.


Ter tratamento de água ou efluentes onsite é vantajoso e muitas vezes necessário, mas, para isso, as indústrias precisam construir estações complexas, contratar mão de obra qualificada para cada etapa (de projeto, implantação, operação, manutenção), se adequar a inúmeras exigências legais nas esferas municipais, estaduais e federais e aplicar muito dinheiro e energia em algo que não é o seu foco de atuação.



O O&M consiste em transferir uma operação existente à uma empresa terceirizada, de forma que sua indústria possa focar totalmente em seu core business, enquanto uma parte essencial da sua rotina operacional é tocada por uma equipe especialista que se dedica exclusivamente a este tipo de atividade.


O escopo do contrato pode variar, mas, no geral, a empresa parceira se torna responsável por fornecer todos os insumos envolvidos nos processos, de produtos químicos a mão de obra a análises laboratoriais, e se torna a responsável legal pelo tratamento de água e efluentes, fazendo a gestão e o controle ambiental de licenças.


As manutenções preventivas e corretivas também ficam a cargo da empresa contratada, o que inclui a troca ou reposição de equipamentos e atendimentos de emergência.


Como a empresa parceira é também responsável por conservar as próprias instalações, uma modernização das ETAs e ETEs é esperada. Se o sistema de tratamento existente exigir melhorias para um funcionamento pleno, a operação será otimizada sem que você precise fazer quaisquer investimentos.


No geral, os contratos O&M funcionam através de tarifas fixas pagas mensalmente e oferecem suporte 24h, o que aumenta sua segurança operacional e financeira através de expertise e maior previsibilidade orçamentária.



Por que a O&M de água e efluentes é um investimento para seu patrimônio?


Às vezes, as empresas tentam lidar com a O&M por conta própria, mas deixar a operação e manutenção das estações de tratamento nas mãos de funcionários não capacitados para este tipo de tecnologia sem dúvida sai mais caro.


Diversos contratempos são comuns, especialmente o mal desempenho das ETAs e ETEs, causando problemas e gastos que poderiam ser normalmente evitados, além da falta de atendimento aos parâmetros esperados, seja pelo não atendimento à legislação, por mau cheiro ou pela falta de condições em aproveitar o efluente tratado, por exemplo.


Por outro lado, ter a ajuda de especialistas naturalmente contribui para a manutenção de seu patrimônio, além de evitar falhas e economizar tempo. Entre os principais benefícios de terceirizar a O&M de água e efluentes estão:

  • Diagnóstico rápido de problemas - definição da melhor solução para eventuais problemas, como a correção de rota tecnológica e/ou mudança na operação/gestão do sistema de tratamento;

  • Transferência de responsabilidade, com respeito e atendimento à legislação - proteção do seu patrimônio contra multas desnecessárias, processos judiciais e danos à imagem da sua empresa referente ao descarte inadequado de esgoto;

  • Certificações - enquadramento em atendimento aos parâmetros ambientais, no caso de empresas ou empreendimentos que devem ou querem atender a certificações específicas, incluindo selos ambientais e de sustentabilidade;

  • Ganhos ambientais e econômicos – com melhor aproveitamento da água tratada, redução no desperdício e aumento da eficácia, há uma consequente redução no consumo e nos gastos, além de ganhos ambientais (especialmente se houver reuso);

  • Assessoria profissional e eficaz - parceria idônea e transparente com o cliente, garantindo suporte técnico 24 horas;

  • Maior qualidade – com acompanhamento especializado, aumenta-se a qualidade da água e dos efluentes e você fica livre de preocupações, ou seja, não precisa mais lidar com erros desnecessários devido à má operação e manutenção das estações;

  • Maior previsibilidade orçamentária – você sabe quanto irá gastar por mês e não leva nenhum susto com uma parada operacional ou por ter de trocar um equipamento caro de última hora;

  • Monitoramento com relatórios ricos em dados – seus sistemas de tratamento passam a ser monitorados 24 horas por dia, o que leva a uma grande economia de produtos químicos e de energia, além de prever falhas e aumentar a produtividade. Você também passa a ter acesso a relatórios com dados diários, mensais e anuais, de forma que pode planejar suas operações com mais inteligência;

  • Modernização - o parceiro terceirizado precisa manter e atualizar a infraestrutura que utiliza, de forma que está sempre otimizando os processos e aprimorando as suas ETAs e ETEs.


Contrato O&M: será que é para você?


Se você possui uma estação de tratamento de água ou efluentes ou se busca reuso, aproveitamento e gestão de águas pluviais, sistema de potabilização de água ou consultoria para licenciamento e certificação ambiental, provavelmente é um bom candidato para o modelo O&M.


Ao confiar numa empresa especializada e fazer um contrato personalizado para sua demanda, você pode aumentar sua produtividade, economizar dinheiro e alcançar muitos outros objetivos, como tornar a sua produção mais sustentável.


Vale observar que, além da modalidade O&M, existem ainda modelos como BOT e BOO indicados para quem ainda não possui uma ETA ou ETE onsite, e não está preparado para investir em sua implementação neste momento.

Precisa de ajuda para construir, operar ou manter estações de tratamento? Fale conosco! Temos um time completo de especialistas pronto para lhe oferecer as soluções mais adequadas para sua demanda e para seu patrimônio.

Comments


FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page