top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Conheça os benefícios do filtro de zeólita para o tratamento de água

Veja por que e como utilizar o mineral conhecido como zeólita para tratar a água para processos industriais ou para consumo humano


Estação de tratamento de água industrial, com foto menor do mineral zeólita usado para filtrar impurezas e substâncias indesejadas. Fonte: NeoWater

As zeólitas são minerais comumente utilizados no tratamento de água e efluentes, especialmente para a indústria.


Elas atuam como meios filtrantes, retirando substâncias indesejadas e tornando a água adequada para processos industriais, para consumo humano ou para o agronegócio, por exemplo.


Saiba como funciona um filtro de zeólita, quais são suas principais vantagens e como ter tratamento de água com este mineral na sua empresa:


Zeólita: o que é e como funciona


A zeólita foi descoberta e descrita pelo sueco Axel Frederick Cronstedt em 1756. O nome deste mineral é uma junção das palavras gregas para “ferver” e “pedra”, devido a sua característica de borbulhar quando imerso em água. Isso acontece porque a zeólita é porosa e possui cavidades que podem ser ocupadas por ar ou outros elementos, soltando bolhas quando molhada.


As zeólitas podem tanto ocorrer naturalmente quanto ser produzidas sinteticamente em laboratório. A última opção é geralmente mais adequada, porque a primeira contém mais impurezas.


Como esse mineral age no tratamento de água e efluentes


As zeólitas podem se adaptar em uma variedade de estruturas de alumínio, sílica e oxigênio. Essas estruturas, por sua vez, têm propriedades de filtragem natural.


Além de ser um mineral poroso, as zeólitas têm grande poder de hidratação e capacidade de troca iônica. Logo, podem agir no tratamento de água e efluentes através de três diferentes mecanismos:

  • Como uma barreira física - os espaços entre os poros atuam como uma peneira, retendo partículas sólidas e impurezas;

  • Através da troca catiônica – fazendo a captação de cátions por meio da liberação de íons de sódio, cálcio, magnésio e potássio;

  • Através da adsorção – fazendo a retenção de íons por meio de ligações fracas.


Aplicações do filtro de zeólita


Por todas as suas propriedades, esse mineral tem diversas aplicações. Uma das mais comuns é remover compostos indesejados da água, como ferro, manganês, amônia, arsênio, cloro, inseticidas, mercúrio, cobre e solventes.


No geral, os filtros de zeólita eliminam odores ruins e melhoram a turbidez e o sabor da água. Por exemplo, podem retirar gostos metálicos comumente presentes na água captada de poços artesianos com excesso de ferro e manganês.


As zeólitas são frequentemente empregadas

  • no tratamento de água e efluentes;

  • na purificação de gases;

  • na remoção de metais pesados, óleos ou contaminantes ambientais;

  • na agricultura;

  • na alimentação animal;

  • na fabricação de detergente em pó;

  • na fabricação de cimento;

  • na fabricação de cosméticos e fármacos;

  • no tratamento de resíduos radioativos.

Algumas das indústrias que mais podem se beneficiar deste mineral são a alimentícia e de bebidas; a farmacêutica; a hospitalar; o agronegócio; a química e a cosmética, além de empreendimentos que precisam manter uma boa qualidade da água para consumo humano, como hotéis, shoppings e prédios corporativos.


A zeólita também é uma das soluções possíveis para neutralizar a contaminação ambiental que pode ocorrer devido aos resíduos de processos industriais ou do agronegócio, motivo pelo qual é geralmente usada no tratamento de efluentes.



Vantagens do uso de zeólitas no tratamento de água


Quando se trata de processo de filtragem, quanto mais poros um meio tiver, melhor. Graças a grande quantidade de poros e capacidade de troca de cátions, a zeólita é muito eficaz.


Geralmente, também retém mais partículas minúsculas, alcança maior clarificação da água e possui maior intervalo entre as retrolavagens do que tecnologias similares.


Por exemplo, se comparada a meios filtrantes convencionais como areia e quartzo, a zeólita apresenta maior capacidade de retenção de sólidos utilizando cerca de 30% a 50% menos material no filtro, em função da menor densidade aparente.


Por fim, é mais resistente a produtos químicos, pode reduzir ou eliminar dureza da água, tem uma vida útil maior e é menos propensa a entupir rapidamente, o que significa uma queda de pressão mais baixa.



Como ter uma estação de tratamento com zeólitas em sua empresa


Ter uma estação de tratamento de água (ETA) é bastante vantajoso para empresas e indústrias, trazendo mais eficiência e qualidade. Por outro lado, o custo de implementação pode ser alto, além de gerar preocupações ambientais e legislativas.


Se você busca um tratamento de água ou efluentes com zeólitas onsite sem dor de cabeça com a operação e manutenção, pode optar por um modelo de negócios chamado WAAS (“Water as a Service”).


O WAAS é uma modalidade do tipo BOT ideal para que quem quer aumentar a qualidade e a segurança hídrica de seu negócio, bem como economizar na conta de água.


A concessionária de saneamento particular NeoWater é a responsável técnica e legal por projetar, operar e manter diferentes soluções personalizadas para o seu empreendimento, sem que você precise fazer qualquer investimento para ter água na quantidade ou qualidade desejada – o modelo funciona sob contrato e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.

Acha que o WAAS é a solução certa para você? Entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas pode ajudá-lo a ter água com qualidade, sustentabilidade e economia.

تعليقات


FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page