NeoWater

26 de abr de 20215 min

Selo ambiental: saiba por que sua empresa deveria ter uma certificação

Atualizado: 20 de set de 2022

Cada vez mais, empresas com selos de sustentabilidade como a certificação LEED estão se destacando no mercado. Conheça algumas das melhores certificações ambientais que seu negócio pode obter

Selos sustentáveis mostram que sua empresa se preocupa em preservar os recursos naturais e em adotar práticas que beneficiam não só seu próprio crescimento, mas a sociedade e o meio ambiente como um todo.

E por que você deveria ligar para isso?

Porque os seus clientes também ligam. De acordo com uma pesquisa da União para o BioComércio (UEBT), 88% dos brasileiros se importam com o fato de as empresas adotarem boas práticas de uso dos insumos naturais. Foi a maior porcentagem entre os nove países pesquisados: Brasil, Equador, México, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, França, Alemanha e Índia.

Uma boa forma de evidenciar que seu negócio é sustentável é através das certificações ambientais, também chamadas de selos ambientais, selos verdes ou selos ecológicos.

Uma vez que é difícil saber se uma empresa realmente faz aquilo que prega, o selo funciona como uma prova de que você realmente busca reduzir seus impactos através de medidas de proteção ambiental.

Principais benefícios do selo de sustentabilidade

A certificação assegura à sociedade que o seu negócio possui políticas ambientais, ou seja, é comprometido com práticas sustentáveis e obedece a todas as leis ambientais e normas vigentes.

No geral, possuir selos ambientais não só beneficia a imagem da sua empresa, mas também aumenta seu valuation, representa uma vantagem competitiva, otimiza seus processos produtivos, potencializa seus ganhos financeiros e auxilia na conservação do meio ambiente.

Outras vantagens menos aparentes são o acesso a novos mercados ambientalmente exigentes, facilidade de obter certas linhas de crédito e financiamento (com bancos que possuem programas específicos como o BNDES ou o Itaú, por exemplo), menor custo de aquisição de matéria-prima, economia de água e energia, bem como menor risco de penalizações.

Qual selo ambiental eu devo ter?

Existem mais de 30 selos verdes no país, desde os mais comuns, como a certificação LEED e o ISO 14001, até os menos conhecidos, como o Site Sustentável ou os selos do CNDA.

Uma vez que é preciso atender diversos parâmetros para ser elegível para um certificado, você primeiro deve pesquisar qual se encaixa em seu modelo de negócios.

Por exemplo, existem certificações específicas para o comércio de matéria-prima. Se esse não for o seu caso, você não conseguirá o selo – de qualquer forma, poderá comprar de fornecedores que tenham, o que com certeza é uma boa prática sustentável.

Algumas das certificações mais relevantes em produtos orgânicos, agrícolas e florestais são: Selo IBD, ECOCERT, FSC, Certificado Rainforest Alliance, Produto Orgânico Brasil, Cerflor e Imaflora.

Existem também certificações voltadas a emissão de gases do efeito estufa, como o programa Carbon Free da ONU, que calcula a forma como uma empresa pode compensar suas emissões por meio de medidas como plantio de árvores, por exemplo. O Site Sustentável tem dinâmica parecida: faz o cálculo e planta as árvores necessárias para compensar as emissões de CO2 decorrentes do consumo de energia de servidores.

Atualmente, no entanto, alguns dos melhores e mais relevantes selos ambientais são voltados para boas práticas de construções prediais e gestão ambiental, como a certificação LEED ou o ISO 14001. Elas geralmente focam em práticas sustentáveis em água, energia e resíduos.

Veja abaixo algumas dessas certificações ambientais. Depois de escolher qual tem mais a ver com o seu negócio, é importante obter todas as informações e preencher os requisitos criteriosamente. Na maioria dos casos, a empresa passa por uma auditoria de certificação para comprovar sua adequação às normas antes de ganhar o selo.

6 certificações ambientais que sua empresa pode obter

Conheça seis certificações sustentáveis com diversos benefícios que empreendimentos brasileiros podem obter:

Certificação LEED

LEED significa “Leadership in Energy and Environmental Design”, ou “Liderança em Energia e Design Ambiental”, em tradução livre. Esse selo desenvolvido pela Green Building Council é reconhecido mundialmente e um dos mais relevantes de sua categoria.

O LEED certifica as edificações que minimizam os impactos ambientais tanto na fase de construção quanto de uso.

O selo analisa critérios para uma “construção verde” com práticas sustentáveis em diversas áreas, como localização e transporte; eficiência em água, energia, materiais e recursos; qualidade interna dos ambientes e inovação; créditos regionais etc.

Há mais de 50 edifícios com esse certificado no Brasil, o quarto país no ranking das certificações LEED, atrás dos EUA, Emirados Árabes e China.

AQUA-HQE

De forma semelhante ao LEED, a certificação AQUA-HQE é voltada para a qualidade ambiental em construções sustentáveis.

O selo nasceu brasileiro, mas, depois de ter sido adequado à certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale), se tornou internacional. Por aqui, é aplicado pela Fundação Vanzolini.

Para consegui-lo, o empreendimento precisa implantar um sistema de gestão específico e atender 14 categorias de qualidade ambiental, garantindo, entre outras coisas, economia de água e energia, disposição correta de resíduos, gestão de manutenção e contribuição para o desenvolvimento ambiental e econômicoda região onde está inserida.

Além de diminuir bastante as despesas do prédio e aumentar o valor patrimonial ao longo do tempo, dependendo de onde o empreendimento for localizado, a certificação pode ajudar na obtenção de descontos no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) também.

Procel

O Procel, ou Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, certifica o uso eficiente de energia. O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com a Eletrobrás, é o responsável por esse selo.

Na maioria dos casos, ele significa que o produto certificado consome menos energia.

Existem algumas variações, no entanto, como o Procel Edifica. Essa certificação tem como objetivo promover a eficiência de energia elétrica de edifícios comerciais e residenciais, evitando o desperdício.

ISO 14001

O ISO 14001 certifica projetos de Sistema de Gestão Ambiental que equilibram economia e meio ambiente – ou seja, projetos de empresas com boas práticas sustentáveis visem tanto o lucro quanto não gerar impacto negativo no ecossistema.

É administrado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, para obtê-lo, é necessário passar por uma autoria.

Rótulo ecológico ABNT

Também administrado pela ABNT, esse rótulo se aplica a qualquer setor industrial e serve para informar os consumidores quais produtos e serviços são ambientalmente amigáveis, ou seja, menos agressivos ao meio ambiente.

Ele leva em conta o ciclo de vida do produto, de sua extração a fabricação, distribuição, utilização e descarte.

Selos do CNDA

O CNDA (Conselho Nacional de Defesa Ambiental) é uma organização da sociedade civil de interesse público. Seus selos garantem qualidade ecológica e socioambiental de produtos e serviços.

Além do “Selo Verde”, a certificação “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente” mostra à sociedade que a empresa apoia ações socioambientais cumprindo 10 passos necessários para a sua obtenção.

Um grande passo em direção à certificação: gestão hídrica

Como você pode perceber, a eficiência hídrica faz parte da gestão ambiental e é uma prática sustentável muito importante para a maioria das certificações.

Existem muitas formas de melhorar a gestão hídrica de sua empresa, economizar no consumo e na conta de água e gerir melhor seus resíduos, com zero desperdício – e tudo isso sem necessidade de investir um real.

Uma das melhores alternativas é o modelo de negócios do tipo BOT conhecido como WAAS ("Water as a Service") - através dele, você pode ter diferentes soluções personalizadas destinadas a desperdiçar menos água e tornar seu negócio mais sustentável, incluindo captação subterrânea, estações de tratamento de água e efluentes, reuso e monitoramento IoT.

Com essas soluções, além de ter mais economia, segurança hídrica e qualidade, você fica muito mais próximo de conseguir um selo ambiental.

Quer saber mais sobre o WAAS? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a economizar e se tornar mais sustentável através de soluções com resultados incríveis.