Buscar
  • NeoWater

Aeração: saiba como funciona esse tipo de tratamento de água e efluentes

Atualizado: 27 de abr.

Saiba o que é e como funciona a aeração da água, quais são suas principais vantagens e como ter esta etapa de tratamento da água em seu negócio


Tanque de aeração, etapa do tratamento de água e efluentes que pode ser vantajoso para empresas e indústrias

A aeração é uma etapa do tratamento de água cujo objetivo é torná-la adequada para consumo humano ou para uso em processos industriais. Também pode ser utilizada no tratamento de efluentes, seja para reuso ou para o descarte correto.


Entre outras coisas, a aeração ajuda na oxidação e na precipitação do ferro e do manganês, compostos indesejáveis por vezes encontrados na água.


Este tipo de tratamento pode levar empresas e indústrias a melhorar a eficiência de seus processos, facilitar o controle de odores e até reduzir custos.


Saiba como funciona a aeração, quais são suas principais vantagens e como ter este tratamento de água e efluentes em seu negócio:


Aeração da água: o que é e como funciona


A água bruta utilizada pelas empresas pode conter diversos elementos prejudiciais para a saúde ou para os processos industriais, como gases dissolvidos, compostos orgânicos, ferro, manganês etc.


O mesmo pode ser dito dos efluentes gerados desses processos. Esses resíduos, se não forem tratados, poluem o meio ambiente, entre outros problemas.


É aí que entra o tratamento da água e dos efluentes, incluindo a etapa de aeração. Esse processo pode funcionar através de métodos diferentes, como gravidade, aspersão e difusão de ar.


Em todos os casos, o objetivo é aumentar o contato da água com o ar, ou com outra forma gasosa. Como resultado, substâncias solúveis vão do ar para a água, incrementando o seu teor de oxigênio e nitrogênio, enquanto substâncias voláteis vão da água para o ar, diminuindo seu teor de gás carbônico, gás sulfídrico, cloro, metano e outras substâncias.


Em outras palavras, esse contato do ar com a água leva à oxidação e à precipitação de vários compostos, eliminando componentes indesejados da água ou dos efluentes.


Tipos de aeradores


Existem diversos tipos de aeradores, tanto submersos quanto de superfície. Os mais comuns são os de borbulhamento, queda por gravidade e repuxo.


Geralmente, a função do tanque aerador é fornecer oxigênio para o meio líquido. É assim que funciona um dos sistemas de aeração mais utilizado, que é o de ar difuso.


Este tipo de aerador é submerso, ou seja, opera no fundo do tanque produzindo bolhas. Essas bolhas bombeiam ar pelo local, transferindo oxigênio para a água e causando o crescimento de bactérias necessárias para a eliminação de impurezas.


Vantagens do tratamento de água por aeração


O aeramento da água tem diversos benefícios, como a redução significativa dos odores nos sistemas de tratamento de água e efluentes e boas taxas de remoção de matéria orgânica, especialmente em comparação com outros métodos anaeróbicos.


Além disso, é capaz de eliminar o excesso de ferro e manganês na água, componentes bastante comuns e indesejados.


Se corretamente dimensionado, o tanque aerador não só é muito eficiente, como tem um consumo energético relativamente baixo.


Outra vantagem é que, em muitos casos, a água tratada no aerador pode ser reaproveitada para fins não potáveis como resfriamento de máquinas e equipamentos, lavagem de galpões, paisagismo e outros.


Como ter tratamento de água com aeração em sua empresa


Para ter um tratamento de água ou efluentes com aeração dentro de sua empresa é preciso seguir algumas etapas, como fazer um projeto técnico adequado, implantar uma estação de tratamento de água ou efluentes customizada e ter o acompanhamento especializado de um responsável legal.


Também é preciso cumprir a legislação ambiental e sanitária em todos os níveis - municipal, estadual e federal -, o que pode significar a obtenção de licenças, registros, cadastros na Vigilância Sanitária e assim por diante.


Vale observar que comprar um tanque aerador ou qualquer outra tecnologia sem um bom projeto não é uma boa ideia. Diversos fatores precisam ser levados em consideração para que um sistema de tratamento funcione corretamente, obtendo os resultados esperados.


Esses fatores - como vazão, volume, demanda de oxigênio, capacidade de dissolução da água etc. – precisam ser calculados com base nas necessidades específicas de seu empreendimento, nas leis vigentes em sua região e na viabilidade de diferentes tipos de tratamento para seu negócio.


Se você busca um sistema de tratamento eficiente sem ter que se preocupar com sua operação, manutenção e adequação à legislação, pode optar por um modelo de negócios chamado WAAS (“Water as a Service”).


O WAAS é ideal para que quem quer aumentar a qualidade e a segurança hídrica de seu negócio, bem como economizar na conta de água.


O modelo é implantado por uma concessionária de saneamento particular, a NeoWater, responsável por projetar, operar e manter diferentes soluções personalizadas para o seu empreendimento, incluindo tratamento de água, efluentes, reuso e monitoramento 24 horas por dia via IoT.


A melhor parte é que não é necessário fazer nenhum investimento. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.


Quer saber mais sobre o WAAS? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a ter água na qualidade desejada com economia e mais sustentabilidade.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.