top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

GRESB: certificação sustentável e ferramenta de benchmarking para setor imobiliário e fundos

O GRESB é uma ferramenta de benchmark que avalia e pontua empresas do setor imobiliário e fundos de investimentos quanto às suas práticas ESG, medindo riscos e oportunidades e oferecendo certificações de sustentabilidade


Logo do GRESB com uma imagem de um prédio e árvores ao fundo. Saiba como funciona essa ferramenta de benchmark e certificação sustentável no site da Neowater

Você já se perguntou se uma empresa é realmente comprometida com a sustentabilidade ou se está usando a bandeira verde apenas como uma ferramenta de marketing? Mais do que isso: já se perguntou se as pessoas se sentem assim sobre o seu negócio?


É aí que entra a importância de ter uma certificação de padrão global, que lhe ajude a medir seu impacto de forma sólida e demonstrar seu compromisso com o meio ambiente através de dados comparáveis e validados para o mercado de capitais.


O GRESB (“Global Real Estate Sustainability Benchmark”) é um desses instrumentos. Trata-se de uma organização independente que fornece dados de desempenho em ESG e benchmarks para investidores e gerentes, a fim de que possam melhorar sua inteligência de negócios e tomada de decisões.


A metodologia GRESB é voltada para empreendimentos imobiliários, fundos de propriedade privada, incorporadores e investidores. Com avaliação de terceiros, a certificação afasta preocupações com "greenwashing", ajudando-o a comunicar claramente seu comprometimento com a agenda ESG a todos os seus stakeholders.


A melhor parte, no entanto, é que oferece análises competitivas baseadas em negócios reais, auxiliando sua empresa a mensurar suas práticas e a desenvolver novas ações com foco no melhor desempenho.


Saiba mais sobre o GRESB, e como certificações e investimentos sustentáveis podem agregar valor ao seu empreendimento e se tornar a chave para o sucesso de seu negócio:


Como funciona o GRESB?


O GRESB foi criado em 2009 por uma organização sem fins lucrativos na Holanda. Suas certificações - como o Real Estate Assessment e o Infrastructure Fund Assessment - são avaliações anuais que coletam, validam, pontuam e ranqueiam diversas informações fornecidas pelas empresas.


A cada ano, em um ciclo regular, os associados ao GRESB relatam seus dados, os quais são julgados por terceiros. A pontuação de desempenho é guiada pelo que os investidores e as indústrias consideram questões materiais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o Acordo Climático de Paris e com as principais ponderações de relatórios internacionais.


Em seguida, são gerados benchmarks de ESG para os seguintes setores: Imobiliário; Desenvolvimento Imobiliário; Fundo de Infraestrutura e Infraestrutura. É legal destacar que a própria referência evolui ao longo do tempo, garantindo que os escores reflitam o desempenho relativo e as expectativas de sustentabilidade em mudança.


O processo de avaliação e certificação é estruturado em componentes variados, como fatores de liderança, gestão de riscos, o desempenho do portfólio de ativos da instituição (que contempla indicadores como consumo de água e de energia, emissões de gases do efeito estufa, geração de resíduos e certificações verdes) e os esforços ESG em forma de projetos, construções e renovações de edifícios.


Quais os benefícios desta ferramenta de benchmarking?


Certificações e benchmarks como os oferecidos pelo GRESB criam oportunidades de melhorias sustentáveis, requisitadas e desejadas por investidores, consumidores e agências regulatórias, além de trazer muito mais transparência ao processo.


Por exemplo, um estudo recente da EY mostrou que 99% dos investidores utilizam relatórios ESG como parte de suas decisões de investimento, mas 76% deles creem que as empresas não apresentam informações detalhadas e insights baseados em dados para justificar sua avaliação sobre o crescimento e o perfil de risco de uma empresa.


O GRESB permite o engajamento desses investidores através de informações padronizadas, comparáveis e muito valiosas para identificar ameaças e oportunidades - o que é essencial para qualquer negócio, independentemente do valor dado à sustentabilidade.


Já faz tempo que as empresas perceberam que ser sustentável não é uma moda. A cada novo balanço divulgado pelo GRESB, os avanços são revelados através de maiores pontuações médias e ambições das ações ESG, especialmente no que diz respeito à redução do consumo de água e de energia. Se você ainda não faz tudo o que pode para calcular objetivamente os impactos de suas ações, pode ficar para trás em uma velocidade ainda maior do que a das mudanças climáticas.



Комментарии


FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page