Buscar
  • NeoWater

Sistemas de captação de água: tipos e vantagens

Conheça diferentes tipos de captação de água e tecnologias nas quais você pode investir para ter um sistema de abastecimento em sua empresa


Conheça sistemas de captação de água para empresas. Na imagem, água jorra de um encanamento azul

A captação de água é uma solução bastante procurada por empresas e grandes consumidores que precisam de abastecimento seguro, constante e de qualidade.


Ter um sistema de captação é considerado uma alternativa para economizar, ampliar a oferta de água, se tornar mais sustentável e até se tornar autossuficiente no abastecimento.


Não depender somente de concessionárias é um excelente negócio: além das vantagens citadas acima, traz também mais autonomia, segurança operacional e controle produtivo.


Confira diferentes tipos de captação e tecnologias nas quais você pode investir e saiba como ter captação de água de qualidade em seu estabelecimento:


Tipos de captação de água


A captação de água pode ser dividida em duas categorias principais:

  • captação de água superficial, como aquela vinda de rios e lagos;

  • captação de água subterrânea, como aquela vinda de lençóis e aquíferos subterrâneos.


É importante notar que a captação é somente o primeiro passo de um sistema de abastecimento de água. O tratamento e a distribuição são os próximos – iremos falar deles a seguir.


Etapas de um sistema de abastecimento de água


Empresas e indústrias podem ter sistemas de abastecimento particulares, montados em suas próprias plantas.


Para isso, no entanto, além de infraestrutura para captação, é preciso implementar um sistema de adução, uma estação de tratamento de água, um reservatório e uma rede de distribuição.


As etapas são mais ou menos as seguintes:

  • escolha de um modo de captação de água;

  • instalação de um sistema de adução (a tubulação que liga a captação ao tratamento e/ou o tratamento ao reservatório e à rede de distribuição, incluindo os pontos de consumo);

  • instalação de uma estação de tratamento de água (ETA) compacta para torná-la adequada aos padrões de potabilidade exigidos por lei;

  • implementação de um reservatório para armazenar a água captada.


Principais tipos de captação de água e suas vantagens


Concessionárias de saneamento fazem, geralmente, captação de água superficial. Por outro lado, empresas e indústrias, quando implementam sistemas de abastecimento alternativos, costumam utilizar captação de água subterrânea, especialmente de poços artesianos profundos.


Existe ainda a possibilidade de ter um sistema de captação de água da chuva – esse tipo de captação é classificado como água de reuso. Essa é uma opção interessante por ser sustentável, mas nem sempre fornece água na quantidade e qualidade desejadas.


Confira os benefícios e desvantagens destes dois tipos principais de captação:


Captação de água da chuva


Os pontos fortes deste sistema é que ele é relativamente barato e fácil de instalar, pode gerar economia na conta e pode trazer mais sustentabilidade e segurança contra crises hídricas.


Por outro lado, exige limpeza e manutenção constantes para garantir bom funcionamento e qualidade. Também depende muito do índice de chuva da sua região e da área que você possui para a captação (geralmente, telhados).


Infelizmente, se você precisa de uma quantidade grande de água, é improvável que consiga uma boa reserva com um sistema de captação de água da chuva.


Por fim, a qualidade dessa água é geralmente ruim e pode exigir muito tratamento para ser aproveitada em algumas aplicações, mesmo para fins não potáveis.


Captação de água subterrânea por poço tubular profundo


Esse tipo de captação é seguro, abundante e pode gerar não só muita economia na conta, mas até autossuficiência no abastecimento.


A segurança operacional, assim, se torna uma das maiores vantagens deste sistema – não só você não depende de concessionárias, como também não depende do índice de chuva, não fica sujeito a variações climáticas, escassez hídrica etc.


Também é um tipo de abastecimento mais sustentável que a captação superficial feita pelas concessionárias, desde que a construção do poço siga todas as normas técnicas e obtenha todas as licenças ambientais necessárias.


Nestes casos, a reserva subterrânea não é ameaçada, e quaisquer desperdícios na distribuição são evitados (mais da metade da água potável do Brasil se perde na distribuição, o que não ocorre quando você tem um poço em seu local de consumo).


As desvantagens ficam por conta dos riscos dessa operação – não há garantia de se encontrar água na quantidade ou qualidade desejadas, por exemplo.


Pode ser que você ainda dependa de outras fontes, ou pode ser que tenha que gastar bastante para tratar a água - embora os aquíferos costumem ter água de boa qualidade, problemas construtivos ou naturais podem torná-la imprópria, como a presença de ferro ou magnésio.


Além disso, essa é uma solução normalmente mais cara, especialmente se considerarmos o uso de materiais de alta qualidade e das mais modernas tecnologias para tratar a água para fins potáveis ou industriais.



Como ter um sistema de captação de água próprio sem gastar muito


Ter captação e tratamento de água onsite traz muitas vantagens, mas pode significar riscos e investimentos altos.


Se você busca um sistema de abastecimento eficiente que não gere preocupações com a operação e manutenção, pode optar por um modelo de negócios chamado WAAS (“Water as a Service”).


O WAAS é uma modalidade de serviço do tipo BOT ideal para que quem quer aumentar a qualidade e a segurança hídrica de seu negócio, assim como economizar na conta de água.


Ele é implantado pela empresa de saneamento NeoWater, responsável por projetar, operar e manter diferentes soluções personalizadas para o seu empreendimento, incluindo poços artesianos, captação de água da chuva, estações de tratamento de água e monitoramento IoT.


A melhor parte é que não é necessário fazer nenhum investimento para ter água na quantidade ou qualidade desejada. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.

Quer saber mais sobre o WAAS? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a ter captação de água com qualidade, economia e sustentabilidade.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.