Comprar água de caminhão-pipa parece um bom negócio, mas pode levar a diversos problemas. Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens e conheça alternativas melhores para o abastecimento de água
É muito comum que grandes consumidores de água recorram a caminhões-pipa eventualmente, seja por conta de uma demanda específica, por uma manutenção do sistema de abastecimento ou até por não ter acesso à infraestrutura da concessionária de saneamento.
Mas será que o caminhão-pipa é uma boa forma de abastecimento de água? Ou existem alternativas melhores no mercado?
Entenda os pontos fortes e as desvantagens de utilizar caminhão-pipa para atender sua demanda de água, e conheça soluções melhores para o abastecimento de sua empresa ou negócio:
Caminhão-pipa: uma alternativa fácil à concessionária
Se você tem uma demanda grande e precisa de abastecimento com urgência, o caminhão-pipa é uma das formas mais simples de se obter água.
O preço costuma ser bastante semelhante ao praticado pelas concessionárias, de forma que é possível conseguir água na quantia desejada de maneira rápida.
Essa é, basicamente, a principal vantagem do caminhão-pipa: ser uma alternativa acessível em comparação à concessionária.
Se você utiliza essa forma de abastecimento com frequência, no entanto, as desvantagens podem ser muitas, como:
Oscilação de preço e disponibilidade
Apesar de ser normalmente similar ao da concessionária, o preço da água dos caminhões-pipa muda bastante conforme a disponibilidade e a demanda.
Por exemplo, em tempos de crise hídrica, se a água da concessionária fica escassa e mais cara, o preço dos caminhões-pipa também sobe. Além disso, pode sequer suficiente para a sua demanda.
Em outras palavras, se o seu interesse é economizar ou se proteger das oscilações da escassez, o caminhão-pipa não é uma boa ideia.
Alternativa nada sustentável
O caminhão-pipa gasta muito diesel, congestiona e polui as ruas para levar essa água até você.
Tendo em vista que, hoje em dia, os consumidores prezam muito pela sustentabilidade e por produtos sustentáveis, é pouco inteligente que o seu negócio recorra a uma alternativa como essa – mesmo se tratando de água de reuso.
Por fim, da mesma forma que a água da concessionária, o caminhão-pipa envolve bastante desperdício no transporte, o que também é pouco sustentável.
Sonegação de esgoto
Essa é uma questão importante frequentemente ignorada pelos consumidores – se você utiliza água de caminhão-pipa, precisa declará-la à concessionária para que o esgoto proporcional possa ser cobrado.
Você pode pensar que está fazendo um bom negócio e que essa água está saindo mais barata que a da concessionária – quase metade do preço. Na verdade, porém, o que você está fazendo é sonegação de esgoto.
A água do caminhão-pipa não passa pelo hidrômetro. É pelo hidrômetro que a concessionária confere seu consumo de água e cobra o esgoto proporcionalmente - logo, se você não declara todo o consumo, comete uma irregularidade e pode ser autuado por isso.
A concessionária tem o poder de fiscalizar, notificar e multar diferentes tipos de irregularidades no esgoto.
Qualidade duvidosa
A água proveniente de caminhões-pipa nem sempre tem qualidade atestada. Mesmo com laudos de potabilidade, é bastante difícil garantir que a água entregue é de qualidade, o que pode acarretar diversos problemas para quem a utiliza, principalmente no caso de empreendimentos como shoppings e hotéis.
Em 2009, uma pesquisa estimou que aproximadamente 100 proprietários de caminhões-pipa atuavam na Grande São Paulo, metade deles em situação irregular. Isso gera incertezas quanto à qualidade da água, é claro.
Em entrevista à revista Veja, o economista Gesner Oliveira afirmou que, além de sonegarem a taxa de esgoto, “muitos compradores adquirem água de poços clandestinos”, o que é extremamente prejudicial para o meio ambiente, e potencialmente prejudicial à saúde humana.
WAAS: uma alternativa ao caminhão-pipa
Se você consome bastante água e gostaria de ter um abastecimento contínuo, seguro e de qualidade a um preço melhor do que o da concessionária, pode optar por um modelo de negócios chamado de WAAS, ou “Water as a Service”.
Com essa modalidade de abastecimento do tipo BOT, você pode se tornar autossuficiente e sustentável em água sem fazer nenhum investimento. Saiba como ela funciona aqui.
Quer conhecer mais sobre esse modelo? Entre em contato conosco! Nossa equipe pode te ajudar a economizar na conta de água e a se proteger de crises e escassez.
Comentarios