top of page
Buscar
  • Foto do escritorNeoWater

Certificação Fitwel: novos selos prediais não focam só em sustentabilidade, mas também em bem-estar

Atualizado: 12 de jul. de 2022

Conheça a certificação Fitwel, nova tendência mundial que vai além da sustentabilidade e promove o bem-estar em prédios residenciais e corporativos


Certificação Fitwel não foca apenas em sustentabilidade, mas também em promover bem-estar

Certificação Fitwel é um sistema de certificação que busca apoiar e reconhecer edificações que possuem ambientes mais saudáveis para seus ocupantes, sejam prédios corporativos ou residenciais.


Ter esse selo sinaliza que o seu projeto prioriza a saúde e a produtividade das pessoas, bem como utiliza as melhores estratégias científicas para otimizar o bem-estar em um edifício ou comunidade.


Na “fronteira da sustentabilidade”, esse tipo de certificação predial vai além de medidas como eficiência energética e hídrica, e foca também na qualidade de vida das pessoas que frequentam ou habitam as edificações.


Embora seja novo no mercado, o sistema tem se tornado cada vez mais presente e se mostrado vantajoso para os negócios.


Saiba o que é e como funciona a certificação Fitwel, e conheça seus benefícios:


O que é a certificação Fitwel?


Fitwel é um sistema de certificação comprometido com a construção de prédios aprimorados para fortalecer a saúde e a qualidade de vida das pessoas.


Originalmente, o sistema foi desenvolvido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pela Administração de Serviços Gerais (GSA) dos EUA, órgãos oficiais do governo americano.


A ideia para o projeto-piloto surgiu da observação de como a infraestrutura das edificações podia ser utilizada para promover o bem-estar das populações urbanas.


Atualmente, o Fitwel é operado pelo Centro de Design Ativo (CFDA, ou “Center for Active Design”) dos EUA, uma organização sem fins lucrativos. O CDC continua como parceiro de pesquisa e avaliação da entidade.


Como funciona a certificação Fitwel?


Os requisitos para a certificação foram gerados a partir da análise de mais de 5.600 estudos acadêmicos.


Mais do que um selo, o Fitwell funciona como um “guia” para promover a sustentabilidade dos edifícios e o bem-estar das pessoas.


Tanto prédios residenciais quanto corporativos podem receber a certificação, inclusive edificações prontas e em funcionamento.


É possível receber o selo em três graduações diferentes – uma, duas ou três estrelas – concedidas conforme a pontuação, que vai de 90 a 144 pontos.


Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa única de US$500 e passar por um processo de avaliação de até 16 semanas.


Categorias e pontuação


Para somar pontos, é necessário comprovar quais estratégias de bem-estar o seu prédio utiliza.

São mais de 60 estratégias distribuídas por 12 categorias, a maioria focando no bem-estar de quem frequenta o prédio.


Por exemplo, para evidenciar como esse selo une sustentabilidade e saúde, diferentemente de certificações ambientais que focam apenas na gestão da água, a Fitwel pontua também acesso gratuito a água potável, bem como a qualidade dessa água.


Além de exigir análises regulares, as fontes de água precisam ser acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiências, e atender aos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em suas “Diretrizes para Qualidade da Água Potável”.


Você pode conhecer as categorias e baixar as orientações da certificação Fitwell aqui.


Benefícios da certificação Fitwel


As estratégias exigidas pela certificação levam a diversos impactos positivos na vida das pessoas, o que por sua vez é vantajoso também para as organizações.


Por exemplo, pesquisas científicas indicam que pessoas e funcionários mais felizes e saudáveis tendem a ser mais produtivos, mais eficientes e a honrar com seus compromissos e obrigações.


Existem também benefícios financeiros mais diretos. Não só os consumidores têm se mostrado cada vez mais dispostos a pagar por edifícios com impacto positivo no bem-estar, como investidores têm buscado opções certificadas, com comprovação de boas práticas sustentáveis e sociais.


No geral, os objetivos do Fitwel são:

  • Impactar a saúde da comunidade local - ampliar o impacto do projeto além da saúde dos ocupantes do local, alcançando aqueles que vivem, trabalham e estudam no entorno;

  • Reduzir a morbidade e o absenteísmo – redução da ocorrência de doenças e de dias perdidos de trabalho ou escola por razões de saúde, através de estratégias como diminuição das taxas de doenças crônicas e condições de saúde mental;

  • Apoiar a equidade social em populações vulneráveis ​​- garantir que uma gama de populações, incluindo crianças, idosos, deficientes ou pessoas em desvantagem socioeconômica tenham acesso a oportunidades de promoção da saúde, por meio da acessibilidade universal, incentivo fiscal a alimentação saudável e outros;

  • Promover bem-estar - promover sentimentos de bem-estar, inclusão, relaxamento e percepção de segurança, por meio de espaços rejuvenescedores e limpos, áreas sociais, maior conexão com a natureza etc.;

  • Aumentar o acesso a alimentos saudáveis ​​- fornecer aos ocupantes maior disponibilidade de frutas, vegetais e outras opções de alimentos nutritivos através de incentivos fiscais;

  • Promover a segurança - diminuir o risco de crimes e lesões, proteger ciclistas e pedestres do tráfego de veículos, aumentar a segurança das escadas etc.;

  • Incentivar a atividade física - incorporar oportunidades de movimento na vida cotidiana, seja promovendo o uso de escadas ou expandindo o acesso a áreas e equipamentos de atividade física.


WAAS: água de qualidade e energia renovável em seu negócio


Infelizmente, as concessionárias de saneamento e outros sistemas de abastecimento de água convencionais (como poços artesianos) geralmente não garantem padrões de qualidade de água específicos, necessários para diferentes empreendimentos.


Nesses casos, o ideal é obter ajuda junto a empresas especializadas em captação e tratamento de água, com profissionais qualificados e soluções inovadoras.


Se você precisa de ajuda para atender parâmetros de eficiência, sustentabilidade e qualidade de água, bem como eficiência e sustentabilidade em energia, pode optar por um modelo de negócios do tipo BOT chamado WAAS ("Water as a Service"), implantado por uma empresa de saneamento particular, a NeoWater, na qual diferentes soluções personalizadas para o seu empreendimento são implementadas, incluindo tecnologias como reuso e monitoramento IoT.


A melhor parte é que não é necessário fazer nenhum investimento para ter água na quantidade ou qualidade desejada. A modalidade funciona sob contrato, e você paga somente pelo serviço customizado prestado à sua empresa.

Quer saber mais sobre o WAAS e como nossa equipe de especialistas pode te ajudar? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a ter as melhores soluções para o seu prédio, unindo qualidade, sustentabilidade e economia.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem abaixo

Obrigado pelo envio! Logo mais alguém te liga.

bottom of page