
Hospital CARLOS CHAGAS
Veja o case completo do projeto de Operação & Manutenção que a NeoWater assumiu no Hospital Carlos Chagas, em Guarulhos, com um grande aumento de eficiência e automação.
Tecnologias
Retrofit com mais eficiência e inteligência
O Hospital Carlos Chagas, referência na cidade de Guarulhos-SP, já possuía um poço artesiano e um sistema de tratamento de água. O empreendimento era atendido por uma empresa de saneamento do setor, mas tinha dificuldade em manter os níveis de eficiência da osmose reversa acima de 65%. Também não tinha nenhuma visualização ou previsão acurada do fornecimento e qualidade da água. Sendo assim, ao final de seu contrato anterior, o hospital procurou a NeoWater em busca de mais qualidade e segurança para sua operação.
No escopo do projeto, assumimos o tratamento de água do Hospital Carlos Chagas e toda a operação e manutenção do sistema. Para atender as demandas específicas do cliente, realizamos um retrofit completo do sistema em tempo recorde, sem interromper o fornecimento de água, com inúmeras reformas e melhorias no fluxo do tratamento de água.
Em especial, conseguimos um aumento da eficiência da osmose reversa de 65% para 85%, acima do que foi acordado em contrato, com tecnologias projetadas e implantadas exclusivamente por nosso time interno de engenharia, em um espaço com limitação física relevante.
Também fizemos a instalação de um sistema de monitoramento via IoT para acompanhamento 24/7 do funcionamento e da qualidade do abastecimento, incluindo medição e atuação remota de diversos parâmetros, o que permitiu ao cliente ter uma visualização inédita de seu sistema de tratamento, dos níveis de água e dos parâmetros elétricos, além de permitir inúmeras automações, alertas e inteligência artificial aplicada. Um sistema que era manual passou a ser 100% automático e seguro, um conforto e controle muito esperados pelo hospital.
Desta forma, o Carlos Chagas atingiu independência hídrica de outras fontes e não consome mais água da concessionária, o que não acontecia há mais de 15 anos, sem precisar perfurar novos poços artesianos - economia e praticidade atingidas apenas com tecnologia, inovação e gestão especializadas.




